4º Dia - De Ibicoara a Cachoeira do Buração - Expedição Chapada Diamantina 2009

Após uma noite de descanso, onde a exaustão já começava a imperar, confesso que alguns sinais de gripe, fadiga muscular me preocupavam ao chegarmos a Ibicoara. Mas ao amanhecer após aquela noite de chuva e bastante vento e o dia ainda nublado, percebo que a necessidade de desbravarmos mais uma trilha superam qualquer dificuldade, ainda mais se tratando de irmos a “Cachoeira do Buracão”! Dona Zuca proprietária da Pousada Ibicoara nos serviu aquele café reforçado onde discutimos nossa estratégia do pedal do dia, pois todas as pessoas que tomávamos informações da ida até o Buracão diziam “Vocês são malucos e não vão agüentar”... hora essa, aquela altura já estávamos convencidos da nossa insanidade!!! Não é Popó e Elson??? Mas por uma ótima causa!!! Após lavarmos as bikes e nos informar com um guia local, iniciamos nosso pedal com uma subida como de praxe, muita descida após alguns quilômetros percorridos em estrada de terra batida, trechos com areia, o tempo ainda fechado e aquela natureza exuberante a nos rodear. Encontramos no caminho Seu Francisco e Seu Luiz proprietário da Fazenda onde fica a Cachoeira do Buracão que nos deu as últimas informações até chegarmos à porteira de acesso onde demarca o início da trilha da Cachoeira. Fomos em busca do nosso guia que seria o Antônio o “Tonho”, pois a partir daquele trecho é obrigatório a companhia de um guia local, nesse momento um tanto quanto já cansados mas dispostos, encontramos uma turma de turistas de varias naturalidades com suas respectivas bikes devidamente acondicionadas em uma Land Rover, foi inevitável não tirar um sarro da galera..., pois nossa necessidade era bem diferente da deles, vamos respeitar...rsrsrsrsr. Legal foi quando um dos colegas que estava bem confortável na Land Rover perguntou ao Popó se ele estava cansado, algo assim???!!! Aí eu vi o bicho pegar..rsrsrsrs, mas meu Mano Popó, se conteve e o convidou a pedalar, pois era para isso que ali estávamos...muita descida ainda nos esperava, adiantamos nosso lado, e nosso guia, o Tonho, ficou para traz, mas nos alcançou em certa altura da trilha. Encontramos um casal de turistas que nos observava desde nossa saída de Lençóis, pois estavam fazendo o mesmo percurso que nós só que de carro. Sra. Sonia muito simpática, também nos elogiou “vocês são malucos!!!”. Finalmente chegamos ao Buracão que é um lugar MAGNÍFICO, intraduzível estar ali naquela imensidão de cachoeira rodeada de rochas!!! Tiramos muitas fotos, aquele mergulho de lei...e de repente, a natureza e a lei da gravidade deu uma ajuda a nosso amigo Popó que não queria mergulhar, só ouvimos o tibuummm...era ele, que despencou literalmente do paredão de pedra dentro d’água...rsrsrsrsr!!! mas tudo bem... e mais rsrsrsrsrsr... Iniciamos nosso retorno após desfrutar daquela maravilha da natureza, pois só descrevemos até agora, descida, descida e descida e agora???, nosso Mano Elson apresentou sua primeira “caruara”, mas devidamente reposto e corado, retomamos ao pedal e próximo ao vilarejo de Mundo Novo nossa água estava por acabar aguçando o stress da galera, paramos no bar “Point Mundo Novo” e pedimos água... que não tinha!!! Nosso Mano Elson pediu uma cerva , acreditam??? Bebi um copo para não perder o amigo e Elson, nosso amigo Popó estava Putuuuuu!!! Falava que o álcool iria desidratar ainda mais, mas Elson mandou ver a cerva todinha rsrsrsrs... Foi quando veio o Sr. Sebastião e nos ajudou disponibilizando água e umas bananas, aliás duas para cada, Eu e Elson comemos logo as nossas, pois estávamos com fome, Popó muito educado... guardou uma das bananas onde durante um trecho de subida “punk” tomou um tombo, deu uma bronca em Elson e fez a banana sumir!!! rsrsrsr... haja resenha galera no resto da trilha!!! Finalmente nossa chegada em Ibicoara exaustos, mas infinitamente realizados de mais uma superação... e ao definirmos onde iríamos brindar mais um dia, eu e Elson fomos intimados e intimidados, por Popó, ainda puuutuuu de cansado, a levar nossas bikes para lavar...rsrsrsr!!! só alegria e nostalgia galera... até o quinto dia!!! Grande abraço. Piau.
Resumo Informativo:
- Dia: 14/07/2009.
- Saída: De Ibicoara-BA às 09h.
- Chegada: Em Ibicoara-BA às 17h e 40min.
- Trajeto: Ibicoara/Mundo Novo/Cachoeira do Buração/Mundo Novo/Ibicoara.
- Distância percorrida: 61km.
VEJA O VÍDEO ABAIXO

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR






















































3 comentários:

Ricardo Pópó ( eu mesmo) disse...

Sem comentários sobre o lugar , pois por mais que eu queira me expressar quem não esteve lá e logico, na nossa condição de transporte ( bike de cabo a rabo), não tem noção do que é aquilo juntando a exuberância da natureza e sua magnitude , a nossa maluquise se bem que como dizia Raulzito maluco é quem não é feliz né, e não foi e nem é o nosso caso. Bem mas falando da banana!!!!!, vou ser educado, eu perdi a banana mesmo e não sumiu viu qualé sua BBB!!!!!! , e outro detalhe esquecido pelo meu amigo Piau, na foto onde aparecem eles e Dona Sonia não fui eu que tirei a foto, eu não quis sair na foto é diferente eu tava puuuuuto!!!! Pois ela perguntou se eu , é eu mesmo, era pai destes dois caras , qualé pai!!??, ai é muito para minha pequena paciência kkkk!!! Há sim Piau me pergunte o quê é BBB viu que eu lhe falo !!!

Elson disse...

Para mim esse foi o dia mais cansativo da Expedição. Olha que nem estávamos com os alforjes... Confesso que nunca bebi uma cerveja com tão deliciosa quanto aquela do Bar Point Mundo Novo! A sede era tanta que nem escutei Popó tentando me impedir, ele dizia: "Você vai desidratar!" hehehe. Por falar em Popó, a minha caruara nem chegou perto dos acontecimentos ligados a ele, esse dia ele esta inspirado, hehehe. Depois de cair do paredão de pedra nas águas geladas da Cachoeira do Buracão, ser confundido como meu pai e de Piau, ainda caiu da bike e perdeu a banana que levada nas costas! hahahaha. O cara ficou PUUUTTO.

Rosania disse...

Que massa!!!Nunca rir tanto lendo uma resenha!!!kkkk De fato a exuberancia das paisagens e a garra desses três caras é impressionante.Piau todos queremos saber onde foi parar a "banana" do Ricardo.rsrsrs. Poxa, pelo visto Ricardo passou por vários testes de tolerância e conseguiu vencer a si mesmo..Bacana isso.Só não merecia o título de "painho" desses marmanjos..aí foi D++!!