Sujeira na Trilha de Jorrinho de Abrantes

Olá galera do Mural,
Venho aqui demonstrar minha indignação com a situação em que se encontram as trilhas de Jorrinho de Abrantes. No dia 23/07 (sábado), eu e outros amigos estávamos pedalando no local quando nos deparamos com muitas fitas, que provavelmente foram usadas pela Federação Baiana de Ciclismo - FBC para marcar o percurso das últimas provas como a 1ª e 2ª etapa do Baiano de MTB e a copa Nordeste. As etapas ocorreram no inicio do ano e até o momento estão lá degradando o meio ambiente, isso é lamentável, tempo não faltou para resolver a situação.
Em resposta a isso, iremos fazer uma Trilha no dia 06/08 com o objetivo de limpar o local. Aguardem que mais informações serão divulgadas em breve aqui no Mural de Aventuras.
"artigo 225 da Constituição Federal de 1988, dispõe que: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever e defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Obs.: Vejam abaixo as fotos que fizemos no local.
Até mais,
Pedro Marchesini.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

13 comentários:

JP - João Paulo disse...

As fitas foram colocadas pela Federação de Ciclismo.
Fui nesse pedal e é revoltante ver a mata suja e degradada justamente pela federação que além da obrigação legal, tem a obrigação moral de manter o local da prova limpo e conservado no mesmo estado em que se encontrava, quiçá, melhor.
Se liga Federação,vamos limpar dessa vez.. mas da próxima vamos no MINISTÉRIO PÚBLICO, ai o bicho vai pegar.JP

Ricardo Popó disse...

Realmente , é gtriste como o meio ambiente é tratado por todos, e infelizmente ,não é uma condição somente aqui, por onde passamos lá na Chapada , varios lugares lindos também estavão sujos. Porém neste caso especifico esta galera da federação que esta mais para Fedentinação, exigem cobram taxas e mais taxas , e largam tudo para tráz. Cade o espirito que o ciclismos promove de integração com o meio ambiente. Ou seja uma cois aé certa a galera do MURAL DE AVENTURAS, é a galera e me deixa orgulhoso participar de um grupo como este.

Renato disse...

Poxa temos todo o direito de usar a natureza para fazer nossas trilhas, mas temos a obrigação de deixa-la inteira e limpa. É uma vergonha um evento feito por uma federação que rege um esporte, degradar a natureza desta forma!!!

jp - João Paulo disse...

O que me deixou mto feliz foi que essa iniciativa veio de Pedrinho, prodigio ciclista de apenas 15 anos.

Sinal que vem ai uma galera nova com consciencia coletiva, e já conhecendo as garantias constitucionais !!

Parabéns Pedrinho.

welseman disse...

Quando visitamos a cachoeira do Urubu também nos deparamos com um cenário de degradação e poluição. É incrível como o ser humano é tão eficiente em destruir seu próprio habitat. Contem com minha ajuda no dia da faxina na trilha. Excelente iniciativa. Welseman

Lucas Specialized disse...

Amigos, sei que a Federação errou, mas não vamos crucificá-los pois conheço o trabalho que vem sendo feito pelo presidente de muito boa qualidade e atenção em todos os pontos, esse realmente foi um erro, mas não um erro rotineiro. A Federação COM CERTEZA irá corrigir o mais breve. Abraços

Elson disse...

Olá Lucas,

Você tem razão, vamos dar uma chance para que os erros não voltem a ocorrer. Também confio no trabalho desenvolvido pela Federação. Um abraço.

BIKEBOOK.COM.BR disse...

Por mais que testemunhamos, não nos acostumamos. Nem devemos.

Ramster disse...

Porém se ninguém reclamar o erro vira rotina e desta forma somos nós que perdemos.
E acima de tudo é papel do cidadão fiscalizar e reclamar quando necessário.
Quando for para elogiar estaremos aqui, assim como, estamos não criticando e sim alertando para que isso não ocorra mais.

PEDALE SEMPRE! SE PARAR, VOCÊ CAI.

FBC disse...

Pessoal,
A FBC pede desculpas pelo ocorrido nas trilhas de Jorrinho, e que fatos como este jamais acontecerá em nossas etapas.
Informamos ainda que na última prova que realizamos lá foi designado um atleta que não competiu para fazer a limpeza da trilha e após o recebimento do valor o que foi visto é que se foi embora para casa, como confiamos nas pessoas que trabalham com a equipe não fiscalizamos o trabalho contratado se realmente foi feito.
Tomei conhecimento do fato e logo tomei as devidas providências de limpeza, pois se achamos limpo temos que deixar como estava e se estivesse suja nossa obrigação é limpar.
Hoje pela manhã todo o lixo foi retirado por uma pessoa nossa de confiança, porém assim mesmo pedimos que caso esteja ainda suja que nos informem através do nosso contato em nosso site.
Para quem sempre acompanha nossas etapas sempre peço para que o lixo seja descartado próximo a linha de chegada e o nosso abastecimento é sempre próximo também da chegada.
Agradecemos as mensagens que recebemos de criticas e confiança ao nosso trabalho, pois somente assim conseguiremos sempre melhorar.

Abraços a todos,

Orlando Schmidt
Presidente - FBC

josa disse...

agora sim, temos certeza de uma federação que, cuida de todos os aspectos do esporte,estarems atentos, se notar-mos mais algum evento deste tipo, comunicaremos com certeza.Nós do Mural de Aventuras agradeçemos a atenção dada ao ocorrido.

Ricardo Popó disse...

Orlando,excelente postura da federãção,sua resposta demonstra realmente uma condição não comum nos meios nacionais. Parabéns pelo reconhecimento da falha.

Renato disse...

Orlando, parabens pela sua colocação!!! Atitudes como a sua engrandece o esporte e a federação.