7º Dia - Expedição Chapada dos Guimarães (Trilha do Matão / Cachoeiras do Parque Nacional)

Elson
Pela primeira vez na Expedição acordamos com o tempo chuvoso, frio e sombrio por causa da neblina que pairava na Cidade de Chapada dos Guimarães. Entretanto, não seria um friozinho e uma chuvinha que iria desanimar os destemidos Expedicionários, menos para um, que assim como relato bíblico da Criação diz que Deus repousou no sétimo dia, Popó se recolheu nas acomodações aconchegantes da pousada e não participou da aventura desse dia. Vale ressaltar que não seria a primeira vez a ocorrência desse fato, no sétimo dia da Expedição da Chapada Diamantina em 2009 o mesmo também “descansou” enquanto PIAU e eu brocávamos as ladeiras e conhecíamos as cachoeiras perto de Capão. Rsrsrs. 
Voltando para 2011, no dia anterior, tínhamos fechado um guia biker para fazermos o roteiro bastante famoso das Cachoeiras do Parque Nacional. A expectativa era grande e logo quando encontramos o guia Leo, pude perceber que o cara era brocador, com visual e bike de freeride o cara pedalava muito! O ritmo foi bom e nós cansados após 6 dias de Expedição, tivemos que ralar para acompanhá-lo. Rsrsrs. Antes que chegamos às cachoeiras, passamos pela “Trilha do Matão”, pense em lugar surreal, single track com descidas e subidas técnicas em uma mata de grandes árvores envolvidas por uma névoa, coisa de filme, lembrei de uma cena do filme ET, rsrsrs. Estávamos vislumbrados com o ambiente, foi uma sensação muito boa estar ali, brocamos em alta, mas com cuidado para não escorregar nas raízes. 
Chegamos em uma das partes mais altas de Chapada dos Guimarães, local onde está o 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) com seu radar, logo depois pegamos uma estrada de asfalto e uma grande descida que fez com que meu velocímetro chegasse a marcar perto de 80km/h, isso mesmo! Largamos os freios sem medo! O vídeo ficou show, muita adrenalina!! 
Para entrarmos no Parque Nacional tivemos que chegar na portaria e pegar a chave de um portão que ficava na estrada mais abaixo. Encontramos com alguns turistas pelo caminho, só que como estávamos de bike e eles a pé, fomos bem mais rápido! Rsrs. Foram vários downhill’s e lindas paisagens até chegarmos a “Casa de Pedra”, uma caverna que tem um riacho que passa por baixo, lugar diferente e muito astral! Visitamos vários outros pontos turísticos como as cachoeiras Andorinhas, do Pulo e Degrau, cada uma mais bonita que outra. Finalmente o sol apareceu e o frio deu uma trégua, aproveitamos para tomar banho, mas não somente isso, Piau e Rei teimavam em levar a bandeira do Mural em lugares cada vez mais remotos para que pudéssemos tirar fotos e registrar a nossa passagem por ali. Os caras estavam animados! Rsrs. Piau chegou a subir na árvore da cachoeira do “pulo” e abriu a bandeira bem lá no alto! Vale a pena ver as fotos! Show!
Na volta à cidade de Chapada dos Guimarães fizemos uma trilha que passava por propriedades rurais na parte mais baixa da região, isso demonstrava que iríamos subir muito, uma vez que a cidade fica no alto! Aff... Realmente estava muito cansado, o corpo sentia a carga imposta pelos dias anteriores da Expedição. Mesmo tomando dois energéticos (GU), foi difícil terminar o trajeto, lembro que em uma das últimas ladeiras quase pedi a morte! Rsrs. Para piorar o sofrimento, com o cair da tarde veio novamente o frio e ainda mais forte! Mesmo com as forças reduzidas, tive que pedalar forte para manter o corpo o máximo aquecido. Ao chegar na cidade, fomos direto procurar um local para comer, estávamos famintos, sujos e molhados! Encontramos um restaurante que servia feijoada e entre uma garfada e outra aquecíamos as mãos no fogão a lenha. Os outros clientes bastante curiosos não paravam de olha a nossa situação, os ET’s! ufa! É isso aí! Expedição coloca o nosso corpo e mente no limite do esforço que podemos suportar, e tem quem goste! Rsrsrs. Até a próxima! Elson
 VEJA O VÍDEO ABAIXO. LIGA O SOM!  
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

































































7 comentários:

Rei disse...

Styyyyyyyyyyyyyyyle... broder, esse foi "o dia"... e nosso amigo Popó não participou!!! Já era, só quem pedalou sabe.
Elson, é isso ae, ensina ao Rato como editar um video!!! Fico muito bom... assim como a resenha. Deu pra voltar no tempo, pena não ser real denovo. Mas ano que vem tem mais e até lá tem outras...
Vamo nessa, não para, não para, não para... BMMP... uuuhhhuuuuu.... eeeeeeeeee... brocação!!!! uuuhhhuuuuu

Ricardo Popó disse...

Então se Deus repousou,porque não um simples atoa como eu não o faria!!!!!kkkkkkkkkkkkMas de qualquer maneira, com menos um dia ou não, em todas eu fui, e isto nenhum dos expedicionarios exceto dois dos que em todas foram, os demais, não ousem fazer qualquer comentario que possa querer me sacanear. Pois cada expedição é unica e não tem volta, como todos os dias são unicos e não voltam. Ou seja para não fazer companhia com o criador, eu descansei no sétimo!!!kkkk Muito legal a resenha Elsones, e espero que estejamos numa próxima expedição pelo menos os trêz mosqueteiros de todas!!!!KKKKK

JP - João Paulo disse...

Elsão muito massa !!! Precisamos de casacos corta vento/chuva do mural !!! Parabéns galera !JP

Rodrigo disse...

Shoooww!!!

welseman disse...

Parabéns mais uma vez aos EXPEDICIONÁRIOS. Lugar fantástico, bikes voadoras! Elsão, vou pegar carona com JP... vamos começar a pensar em casacos corta vento/chuva do Mural de Aventuras. O meu já pode até reservar. Abraço!!!

SÉRGIO LUZ disse...

VOU CONTINU++++AR TREINANDO PARA PEDAL+++AR COM MURAL DE AVENTURAS!!! EXPEDIÇÃO FANTÁSTICA!!!

Piau disse...

Sem duvida até aquele momento foi o dia de melhor pedal, MTB na veia...! Largando tudo e brocaçao total,rsrsrsr!!!!
Que frio foi aquele meus irmaos...???
De quebra curtimos lugares lindos!!
Tbm confesso que quase perdi o pedal, pois no início da trilha tomei um capote em umas pedras sabao e bati o joelho, a p... inchou literalmente!!!! Mais nao parei de pedalar para o sangue nao esfriar...rsrsrsr!!! tudo certo!!!
Elsao, aquela ladeira final... Nos fez merecer aquela feijoada,rsrsrsrs!!! Tudo perfeito mais uma vez...!!!


Abraçao.
Piau.