Estrada Real - Caminho Velho (Ouro Preto MG a Paraty RJ)

Compartilharemos com os amigos do Mural de Aventuras um pouco da nossa viagem pela Estrada Real. 
É uma travessia composta na maioria por estradas rurais e algum pavimento ou asfalto entre pequenos povoados. O percurso é bem demarcado, principalmente dentro de propriedades particulares, onde as referências ou marcos indicam claramente o caminho a ser seguido.
Pedalar pelo interior dos três grandes estados (MG, SP e RJ) significou conhecer muitas e antigas marcas da história, com trechos de natureza quase intocadas, cidades e costumes ainda presos ao passado e uma culinária bem tradicional. A hospitalidade do povo merece destaque. Fomos bem recebidos em todos os lugares que paramos para descanso.
Pequenos vilarejos e fazendas espalham-se ao longo de todo o trajeto. As propriedades particulares que fazem parte do roteiro estão de portas abertas aos muitos viajantes (caminhantes e ciclistas) que cruzam este caminho.
Foram oito dias de muitas e longas subidas, descidas, barro, pedras, areia, frio, calor, chuva e muito sol também. No penúltimo dia chegamos a subir por mais de sete horas seguidas para vencer um dos maiores obstáculos da viagem: A imponente Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Mas fomos recompensados com um downhill de 35 minutos cortando a mata atlântica em direção ao litoral, nosso destino final. Apesar dos enormes penhascos que margeavam toda a montanha, conseguimos descer “em alta”, no estilo Mural de Aventuras.
Ao término da longa jornada, ficou o sentimento de dever cumprido, apesar das dificuldades enfrentadas devido ao relevo e clima da região. Tudo serviu de aprendizado e um pouco mais de experiência para futuras viagens.
Que venham outros Grandes Desafios!

Um abraço.
Welseman Fernandes / Paulo Lima
VEJAM O VÍDEO ABAIXO.

4 comentários:

Elson disse...

Parabéns aos Muralistas Paulinho e Wel por essa grande aventura!!!

Deve realmente ter sido uma experiência fantástica!

Paulinho, vc realizou seu sonho!!! Pedalou da Estrada Real! Desde que chegou ao Mural vc falava nela!! Rsrs.

Gostei muito do vídeo, um documentário de lindas fotos.

AH! A bandeira do Mural está lá!!! Que orgulho!!!

Um grande abraço,

Elson.

welseman disse...

Valeu Elsão! Sentimos falta de um grupo grande, para arrebentar naquelas montanhas... sempre diante das dificuldades, o pensamento vinha nos cinco Extreme Bikers do Atacama... e aí a gente decidia seguir em frente. Bora Mural!!!

paulolima disse...

Gostaria de agradecer a Deus em primeiro lugar por permitir fazer parte dessa aventura maravilhosa enfrentando varias dificuldades entre frio,chuva,sol,montanhas e a propria distancia. Agradecendo tambem a todo o grupo Mural de Aventuras que esteve sempre presente na viagem e a todos os amigos um grande abraço!

ED disse...

Uma viagem de Ouro parabens ,Wel e Paulo Bora Mural uhuuuuuu