Expedição Caminho da Fé 2013

Viajamos para São Carlos no dia 6 de agosto, cidade onde iniciaríamos o Caminho da Fé.  Teríamos seis dias de travessia por algumas das mais difíceis regiões serranas do estado de São Paulo com destino à cidade de Aparecida.
Apesar dos estudos de altimetria da região, fomos surpreendidos com passagens difíceis já nos dois primeiros dias. Sabíamos que as maiores dificuldades seriam a partir do terceiro dia, mas a realidade foi bem diferente.  Para cumprir as metas diárias, tivemos que estender os pedais noite adentro seguidamente, exceto no último dia.
O frio intenso pesou bastante, pois mesmo sem chuvas nesta época do ano, as temperaturas caem abaixo de 5 graus à noite e nas primeiras horas da manhã.
Seguimos confiantes e determinados, atentos às sinalizações, que apesar de rudimentares e simples, indicavam claramente o caminho a ser seguido.  Cortamos estradas rurais por uma numerosa sequência de montanhas entre as mais de 20 cidades e vilarejos que fazem parte deste trecho, considerado um dos mais longos e difíceis.
A receptividade dos moradores foi algo que nos chamou atenção. Conseguimos boas acomodações em toda a travessia.  
A viagem seguiu o planejado. Nossa rotina diária foi um sobe-e-desce de montanhas, com horas de escaladas e vários minutos de downhills alucinantes, como um prêmio pelo esforço das subidas. Várias vezes as bikes ultrapassaram 60km/h nessas descidas.  Tínhamos ao nosso lado belos cenários, vales e penhascos com vegetação nativa, predominando pinheiros e araucárias. Cruzamos grandes plantações de milho, café, eucalipto e laranja. Os cenários realmente eram inspiradores.
Sempre ao final do dia fazíamos um balanço da viagem. Sabíamos que o dia mais difícil seria os o quinto, quando teríamos que subir o trecho entre Luminosa e Campos do Jordão. Tratava-se de uma elevação de 1100m em pouco mais de 22km, o que significou um teste final, tanto físico quanto mental. Nossos limites foram colocados à prova neste momento da viagem. Cada metro percorrido valeu o esforço, mas só percebemos isto depois de olharmos para baixo e contemplarmos os vales que deixamos para trás, após muitas horas de persistência.
A chegada em Campos do Jordão no penúltimo dia gerou grande expectativa, pois faltavam 70km para o destino final.  A descida para o Vale do Rio Paraíba foi relativamente fácil, porém a sensação de pedalar dentro de um Freezer gigante (Serra da Mantiqueira) foi algo diferente.
Continuamos firmes no pedal após a cidade de Pindamonhagaba em direção ao último destino e por volta das 14.00h, a poucos quilômetros da cidade, já era possível avistar a imponente Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.
O sentimento de vitória e conquista tomou conta do grupo. Paramos para agradecer primeiramente a DEUS pelo objetivo alcançado. Refletimos em silêncio sobre todos os dias de dificuldade que tivemos e no final entendemos que tudo fez sentido.
Percorrer este caminho foi uma lição em todos os sentidos. Os momentos de solidão e dificuldade serviram para nos conhecermos melhor, revermos nossos próprios valores.
Independente da crença ou religião de cada um, voltamos para casa com nossa Fé bem mais fortalecida.
Seis grandes dias de superação e aprendizado ficarão na nossa memória.
Um desafio ao estilo do Mural de Aventuras!
Abraços! Paulo Lima / João Paulo / Welseman Fernandes.
VEJA O VÍDEO ABAIXO. LIGA O SOM!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLAR













































































7 comentários:

Marco Vinycios disse...

Valeu galera do mural, bela resenha e balas fotos, esse é um pedal que quero fazer um dia.

Que a vontade de pedalar nunca passe!!!

Jp disse...

Viagem fantástica !!! Fé !!!!

Piau disse...

Parabenizar meus amigos por esta conquista, pois o Caminho da Fé entre outros significados, é uma conquista!!!
Viajei junto com vcs todos os dias da Expedição, por ter a dimensão do quanto é gratificante á alegria da chegada em Aparecida...!!!
Não sei vcs, mas eu vou fazer novamente o Caminha da Fé!!!
Grande abraço!!!

Jp disse...

Piau vc foi lembrado todo momento ! Faço questão de te acompanhar na próxima ! Tb toda hora se ouvia um grito Bora Mural !!! Obrigado amigos peli apoio ! Valeu Mural !

Elson disse...

Parabéns aos Expedicionários que desafiaram as grandes ladeiras do Caminho da Fé! É o Mural de Aventuras pelo Brasil afora! !!

Ramster disse...

Show a resenha e as fotos, este caminho esta nos meus planos e em breve irei realizá-lo.

Parabéns a vocês muralistas por tê-lo realizado.

Ed Bala disse...

Que local Fantástico. Belas fotos . Parabéns pela conclusão!