1º Dia – Ciclo Aventura Chapada Diamantina (Lençóis – Andaraí – Igatú – Mucugê)

Quando Elson divulgou a Ciclo Aventura do fim de ano na Chapada Diamantina eu fiquei louco para ir, pedalar na Chapada com o Mural é sempre um desafio. Logo de começo não me inscrevi, pois os meus planos para o fim de ano não se encaixavam nessa aventura. Os planos mudaram e logo vi que havia uma oportunidade para participar. Botei meu nome da lista de espera, e não demorou muito para um “arregão” ceder um espaço para mim nessa aventura. Obrigado Herrera!!!! Uma semana antes tratei de comprar alguns equipamentos novos, revisei a bike e aguardei ansioso o grande dia.
Começamos nossa aventura partindo da cidade de Lençóis, com destino a Mucugê. Pegamos um trecho de subida na BA-144 e logo adentramos a uma estrada de barro para começar a brincadeira, rsrsrs. Andamos bastante em um estradão até chegarmos à comunidade de Remanso. Logo de início procuramos o nosso guia nativo que ia providenciar a nossa travessia de canoa no Pantanal da Chapada Diamantina, o chamado Marimbus. O interessante é que a cerca de cinco anos atrás, Elson, Piau e Popó, em uma expedição de oito dias na Chapada, precisaram atravessar o mesmo pantanal e naquela época quem os ajudou foi um menino chamado Iraque. Eis que estávamos no mesmo lugar e procuramos saber do tal garoto, mas não encontramos um menino e sim um jovem alto que agora havia crescido. Cumprimentamos Iraque que nos recebeu muito bem, aproveitamos para tirar fotos e registrar esse momento único.
Enquanto isso, vamos repor as energias! Paramos em um barzinho para tomar refrigerante e reabastecer de água. O dono do bar, muito sorridente e contador de histórias nos perguntou quem do grupo estava mais cansado, pois ele tinha um “remédio”  para ajudar. Nosso amigo Bezerra, curioso foi ao balcão do bar saber do que se tratava o remédio. Eis que o sujeito brincalhão entrega a Bezerra um abridor de garrafas em forma de pênis, enorme!! Kkkkkkkkk
Foi muita risada e resenha!! Nosso amigo Bezerra deu um pulo, logo se afastou ficando injuriado com o dono do bar. Ai já sabe né, foi o dia todo “no pé” de Bezerra. Rsrsrsrs
Canoas prontas, vamos atravessar o Marimbus e continuar a aventura! Logo a primeira canoa levando metade dos Muralistas e suas bicicletas quase que vira na água!! Foi muita risada do pessoal que estava na margem, e desespero para os que estavam na canoa! Rsrsrs
Enfim, atravessamos com segurança apreciando a bela paisagem do Pantanal da Chapada Diamantina. Muitas borboletas no caminho que enfeitaram mais ainda a paisagem.
As canoas nos deixaram do outro lado do Marimbus de onde pegamos mais um longo trecho de “estradão” que nos levou a estrada BA-142 que liga a BR-242 a Mucugê. Pedalamos um bom trecho de asfalto, paramos um pouco para hidratar com água de coco e caldo de cana e seguimos viajem. Passamos na cidade de Andaraí para tirar fotos na Praça do Garimpeiro e seguimos rumo a Igatu (Igativis rsrs) para almoçarmos uma deliciosa galinha caipira.
Quem disse que seria fácil??? Até Igatu uma loooonga subida de pedras muito difícil! Eu já havia feito esse trecho em outra ocasião, o que me fez ter mais cautela e subir ainda mais devagar para poupar energias. Mas não teve jeito, o calor intenso da tarde me fez ter algumas dores de cabeça. O caminho de pedras construído a muuuuuuitos anos atrás por escravos no período da exploração do diamante é hoje muito desgastado e a medida que subíamos mais ficava mais difícil de pedalar. Paramos alguns poucos momentos para continuar a longa subida e por sorte a dor de cabeça sumiu. Nos trechos finais tinha algumas poucas descidas e foi numa dessas que passei muito rápido por uma pedra pontuda que furou meu pneu!! O buraco foi tão grande que o liquido não conseguiu vedar, resultado: Tive que botar a câmara de ar e pagar a Coca-Cola. rsrs
Chegamos em Igatu! Vamos comer, beber, descansar para seguir a aventura! Almoçamos a deliciosa galinha caipira no restaurante Água Boa onde fomos muito bem atendidos. Pensa que acabou? Ainda tem mais subida! Para chegar em Mucugê tivemos que subir mais ainda!! Dessa vez o caminho virou um estradão onde pudemos acelerar mais um pouco a subida. O estradão nos levou novamente a BA-142 onde continuamos a subir! Só que tudo que sobe desce não é mesmo?? Pegamos um looooongo trecho de descidas intermináveis que nos levaram até Mucugê!!
Chegamos à cidade no final da tarde já havia escurecido, fomos logo falar com os parceiros do Mural, o Alan e a Diana da “Gantuá Aventura” que nos receberam como sempre de braços abertos. Fomos comer beber e comemorar o primeiro dia dessa aventura que vai ficar pra sempre marcada em nossa memória.
Abraços a todos! BORA MURAL!!! Lucas Malandra.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR











































































































15 comentários:

Plech disse...

Galera vendo as fotos nos faz reviver toda a aventura!!!! Faria tudo novamente ainda mais com esta galera nota 10.
Malandra parabéns pela resenha!!!
Malandra, Piau, Nanau, Elson, Josa, Bezerra, Kichute e Serjão, espero fazermos outra aventura como esta, Foram dias inesquecíveis!!!

Elson disse...

Malandra, vc brocou na resenha!

é galera, já estou com saudades da Chapada Diamantina! Mas vamos voltar em breve....

Olha, o calendário 2014 está recheado de aventuras, vamos brocar tudo!!! Bora Mural!

Piau disse...

Caramba!
Quem disse que não pode ser melhor?
2009 estava lá com Elsão e Pops, tudo de maravilhoso pedalar na Chapada Diamantina!!!
2013, recordar tudo com vcs meus amigos...!!! Mais histórias inesquecíveis!
Malandra, show de resenha nego!
Mas pra saber de verdade... Tem que estar lá!!!! Kkkkkkkkk!!!
BMMP!!!!!!

alexandre ribeiro disse...

Fantastico galera show e l7gares lindos!

Lucas Malandra disse...

Muito bom!!
As fotos ficaram ótimas!
Estou doido pra ver o vídeos e as outras postagens!
Bora Mural!!!
2014 promete!!!!!!!!

Kichute disse...

As fotos não negam a emoção que tivemos de vivenciar o puro montain bike nesse paraíso!!! Parabéns ao Mural e a todos os participantes dessa aventura!!

Luiz Carlos de Assis Junior disse...

Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

Mural, parabéns por mais esta aventura!!!

O estradão de pedra é rente ao asfalto ou é afastado?

Nanal disse...

Galera, ver essa fotos é reviver tudo de bom que passamos... huhuhuh
valeu galera.... vamos brocar tudo esse ano..

Malandra resenha muito boa, parabéns...

Nanal


Ed Bala disse...

Eu que tenho o sonho de pedalar nesse paraíso a chapada diamantina fico babando por ver as fotos e ler o relatos vívidos de vcs...Parabéns galera Malandra jogou duro! ! Bora Mural

João Ramos disse...

Maravilha galera, parabéns a todos pela superação deste desafio e nos trazer na vontade gostinho de estar através das belíssimas fotos, parabéns Elsão você é profissa e parabéns Malandra ótima resenha, me senti presente com vocês. BMMP!

Giulyano disse...

Show de imagens. E é só o primeiro dia!!!! Parabéns a todos os participantes. BMMP

Bruna disse...

Galera,
Meu namorado e eu encontramos vocês subindo o Beco, em Guiné e depois tomando umas em Lençóis. Entramos aqui para ver as fotos do que fizeram e ficamos de queixo caído!! Que incrível viagem! Parabéns pelo pedal! Ficamos com água na boca de fazer algo parecido. Estaremos acompanhando as pedaladas de vocês por aqui e desejando força e sorte nesses caminhos incríveis, mas quase nunca fáceis, rs.
Abraços,
Bruna e Gilberto

Elson disse...

Olá Bruna!

Que maravilha! Olha que esse dia foi apenas o primeiro. Logo em breve serão lançados o segundo e o terceiro dia, além de um vídeo que mostrará toda a aventura!

AH! Faça o cadastro no meno contato para receber os informativos.

Um grande abraço.

Bizerraider disse...

É isso que tenho lembrado a todos que por onde quer que o Mural de Aventuras passe sempre fica aquela impressão de que esta acontecendo algo de icrivel e sessacional. É isso ai Bruna essa galera manda ver. Voces precisao ver que ate no nosso Ctm- a diferenca faz parte de cada lugar escolhido, de cada pedalada, de cada grito furioso de cada parada para descanso fotos flmes e rezenhas. Venha viver issso conosco! Bora Mural! Obrigado pelo comentario ....

Luiz Carlos Assis Jr. disse...

Lendo e relendo... Qualquer oportunidade dessas eu estarei junto nessa aventura fantástica!