4° Dia Ciclo Aventura Costa do Descobrimento: De Trancoso a Porto Seguro

Era manhã de 3ª feira, dia 21 de Abril e feriado nacional. Dia em que é lembrada a morte de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) que é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. Lá estava o sol brilhando incessantemente junto ao Mural de Aventuras para iniciar o 4º e infelizmente último dia de pedal da I Ciclo Aventura na Costa do Descobrimento.
O local de saída foi na pousada que dormimos chamada Bom Astral no famoso Quadrado de Trancoso, a mais mimosa do pedal e na minha humilde opinião, um charme. Luiz, Nino e eu ficamos na cobertura da mansão do Mural, por sorteio. Uma vista maravilhosa do litoral bem na nossa frente. Olhando da varanda dava para ver uma enseada de areias brancas, mata verdinha e um mar azul topázio. A pousada fica super bem localizada com acomodações limpas, bem conservadas e confortáveis a preço justo com bom atendimento pelo menos na época que aportamos lá e olha que foi sem reserva mesmo! O café da manhã também foi a contento, sem muita fartura, mas agradou. Só faltou informarem que tinha tapioca feita na hora. Todos passamos batidos nessa.
Meu cotovelo que no final do terceiro dia de pedal resolveu inflamar, mas na manhã do quarto dia estava bem melhor, também pudera depois da dose cavalar de anti-inflamatório receitada pelo nosso advogado/farmacêutico Luiz. A dose foi tanta que teve seu efeito colateral no estomago, mas dessa vez consultei o nosso e mais famoso Farmacêutico de Nova Soure - BA o "Dr" Esron para um remédio para o remédio, rsrsr. Pois bem nem parece, mas já estávamos na reta final da nossa ciclo aventura que iria terminar lá em Porto Seguro. 
Mochilas arrumadas, bikes prontas e partiu! Giro rápido no Quadrado para fotos, selfies, contemplação do visual das praias lá de cima e pé no pedal e lá vamos nós para estrada que liga Trancoso a Porto Seguro (via ferry em Arrail D' Ajuda). Estradão divertido com algumas subidas e descidas tipo montanha russa e claro costelas de vaca. No caminho descemos em direção a costa onde chegamos na praia Taipe que segundo um guia que estava explicando para os turistas enquanto passávamos foi ali que o Neymar e o Daniel Alves passaram o réveillon. Se é verdade não sei, mas foi motivo de resenha, rsrsrs.

Seguimos então alguns quilômetros pela areia a beira das últimas falésias do percurso. Como sempre durante nossa aventura onde havia civilização a nossa presença se fez notada pelas pessoas em terra e mar! Não raro havia turistas tirando fotos do nosso grupo pedalando. Assim, fizemos a nossa para parada para hidratação na praia do Mucugê na barraca de praia Beco da Alegria em Arraial. Grupo hidratado, ritual de sempre, mochila, capacete, luva, bike, clipou, partiu! Subidinha para aquecer, ruas de pedra até a praça principal de Arraial onde paramos na Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda para o mais uma contemplação do visual. Vista simplesmente fantástica ali do alto do monte.
A fome estava apertando e partimos rumo ao ferry onde atravessamos a foz do Rio Buranhém até desembarcarmos em Porto Seguro. Lá chegamos e fomos direto ao restaurante "A Portinha" bem próximo a saída do ferry. O restaurante de comida a quilo estava bem concorrido e até prato estava em falta! Após o almoço nos despedimos do Luiz que se encontrou com sua esposa Diana e foi de carro até sua cidade Teixeira de Freitas que fica ali na região.
Tivemos ainda algum tempo para visitar o Centro Histórico que fica no alto da cidade antes de embarcar no ônibus para Salvador.
Foi muito gratificante participar dessa Ciclo Aventura e agradeço a todos Muralistas participantes pelo companheirismo e união nesses quadro dias de pedal. Graças a Deus tudo transcorreu perfeito na ida, durante e na volta. Espero que venham muitas outras e tão boas quanto. Claro, agradeço muito a minha família pela compreensão e apoio para que pudesse participar desta aventura! Espero que gostem da resenha! Um abraço, Alex.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR





































Nenhum comentário: