Retorno Muralista: Edmário da Purificação Pio Dias

É com satisfação que informamos o retorno do muralista Edmário da Purificação Pio Dias (PIAU)Bem-vindo! Bora Mural!

Participe do nosso *Clube de Ciclismo* de Aventuras. Acesse: http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/p/club.html

#muraldeaventuras #boramural #clubedeciclismo #muralclub

Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!

Novo Muralista: Leonardo de Andrade Ribeiro

Bem-vindo ao novo Muralista:  Leonardo de Andrade Ribeiro (Leo).
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!

MURAL NA CORRIDA DO CT DE MTB 2017

No último final de semana (25 e 26/03), assim como em todas as outras edições da Corrida do CTG de MTB, nós do Mural de Aventuras participamos deste lindo evento. Estamos todos de parabéns por tudo o que apresentamos e independente dos resultados alcançados na prova, a maior conquista foi a oportunidade de estreitarmos, de forma marcante, ainda mais nossos laços de amizade e companheirismo, não só entre os participantes do Mural de Aventuras, mas também com muitos outros atletas que fizeram presentes em nossa tenda montada no local. Agradecemos a todos que ajudaram para realização de nossa participação na corrida. Parabéns também a Gantuá pela excelente organização do evento. Até as próximas aventuras! Bora Mural!!!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR



Novo Muralista: Julio Cezar de Abreu Santos (Teo)

Bem-vindo ao novo Muralista:  Julio Cezar de Abreu Santos (Teo).
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!


Trilha New Tiririca - A Pastora e o Presbítero (Texto: Maria Pastora)

Minha primeira trilha no Mural!
11 homens e 1 mulher (acho q já vi isso no cinema, mas lá não tinha tiririca nem lama 🤔)
Destino: New Tiririca - Reserva Tucunaré - Arembepe. 
Começamos nossa aventura saindo do Posto Kona as 7h já com emoção, ainda no asfalto nosso amigo Abelhinha perdeu o freio, bem, na verdade ele foi sem as pastilhas 😳. Enquanto Elsão colocava as pastilhas de ouro de Taca (Jean) na bike de Abelhinha aproveitamos para descansar na sombra, só tínhamos pedalado uns 3km e eu já estava cansada imaginem....... mas a vontade de pedalar foi maior ..... tudo ok lá fomos nós uhuu!!!
Logo no inicio descobri o parque de diversões do Mural, um morro alto íngrime com canyon na subida e na descida cheio de cascalho,  na verdade uma montanha russa 🎢 sem trilhos!!! Os 11 subindo e descendo como o Sonic, diversão pura, só faltou as moedas!!! 1 parada descansando observando e aprendendo até q Fernando me incentivou a subir e me ensinou a descer, e lá fui eu uhuuuu!!!! Uma maravilha e sem queda😁, mas nosso amigo Ciro não teve a mesma sorte, comprou 2 m2 do terreno e lascou a canela na super subida! 🤕 Mas ficou bem e lá fomos os 12 para a prova dos calouros - O BURACO DO ESPARRO!!!!!
Os veteranos sabiamente colocaram nós calouros para irmos na frente e atravessarmos o charco sem sabermos a profundidade e o q tinha no fundo dele! Surpreeesaaaa 🙄!! Ao som de BORA PASTOOORAAAA, emitido pelo nosso líder Elsão, me assustei e consegui cair parada na tiririca, sorte a minha estava de calça! Fábio foi o primeiro a atravessar, já de primeira caiu no buraco do esparro, ele estava com tênis branco mas ganhou um novo preto! O segundo não lembro o nome (me desculpe, ainda não decorei o de todos) atravessou bem! O terceiro foi Thierry, o lançador de bikes, com um simples arremesso a bike voou para o outro lado e ele atravessou facilmente o buraco! Não sei se ele conseguiria essa faceta com a minha bike🤔 E a quarta fui "YO" atravessando como uma lady o lamaçal não encontrei nenhum cavalheiro para jogar um lenço na lama para atravessar sem me sujar e me ajudar a carregar minha bike de 1000 @, então segui em frente e .... caí no buracao com minha bike, consegui prender o meu pé numa pedra no fundo buraco com lama até a cintura, resultado: atolei!!!! E meus amigos muito solidários me deixaram lá ao som de "atoladinhaaa" música q até então não conhecia e não precisava conhecer😤! Depois de muito choro o cavalheiro Thierry me rebocou, meu salvador!!!😃 Tb ganhei um tênis e meias  pretas igual ao de Fabio! Depois todos atravessaram bem, menos Sergio q tb caiu no buracao, na verdade ficamos a manhã toda sem saber o q realmente aconteceu com Sergio, ele caiu ou foi empurrado por Jean😇😈??? Foi um verdadeiro suspense!!! E Jean empurrou com ou sem intenção? Ou foi um acidente? Teve mais alguém envolvido na trama???huummm🤔 no final contarei......
Continuamos nossa rota até chegar ao paraíso, o lago tucunaré 😍, onde nos refrescamos e tiramos a lama, descansamos e lanchamos! Teve até campeonato de salto livre.....
Descansados pegamos novamente o ritmo numa descida mata fechada a dentro, eu como sempre no final , desta vez me perdi, caí pela 2x parada, sem clipar, acho q só acontece comigo kkkk, mas Jean foi me resgatar e me salvou!!!! De volta ao grupo tive q dar o primeiro socorro a Hugo, eu a única mulher-sempre previnida, emprestei meu bandaid para curativo do seu dedo cortado - segundo Jean trilha nutela, mas para mim foi raíz!!! Kkkk

Já chegando ao final subimos um ladeirao 90o, para minha surpresa ninguém conseguiu subir pedalando, todos empurramos a bike, eu cheguei ao topo sem ar, sem força, sem tudo mas nosso líder não deixou parar para respirar e lá fui eu pedalando, arrastando na verdade, mas logo em seguida tive três surpresas😃: 1-fui chamada de princesa por um morador 😙😙 ganhei o dia😍 hahahha 2-paramos num bar para repor líquidos e descansar ao som do arrocha 🙄😂 3-durante as conversas e de me chamarem Pastora um morador achou q eu fosse Pastora de igreja imaginem, ele me escreveu um bilhetinho pedindo para orar por ele q ele era um pobre biriteiro ( foi o q entendemos, pois a letra e a falta delas não deu para entender o q realmente ele queria) eu fiz a boa ação do dia e escrevi uma mensagem num bilhete para ele, dizendo q eu rezaria por ele, espero ter ajudado de alguma forma! 🙏
Depois voltamos para o posto sãos e salvos finalizando nossa trilha! 
Agora o desfecho do caso de Sergio! Depois de assistirmos o vídeo gravado, percebemos q Jean talvez teve intenção de empurrar e talvez teve um mandante, mas só um juiz para julgar ...... cabe cada um assistir ao vídeo e tirar suas conclusões kkkk

Convenção de Lançamento Expedição 2017 (30/03)

Olá Pessoal,

Dia 30/03 (quinta-feira) às 19h vamos nos encontrar na Convenção de Lançamento da Expedição 2017 do Mural de Aventuras.

Neve, deserto, mata atlântica, cerrado, caatinga, frio, calor, mar, salar, rios, lagos, cachoeiras, montanhas, altitude, vulcões, termas, areia, lhamas, rafting, flamingos... quantas aventuras o Mural já vivenciou e ainda sim iremos nos surpreender na Expedição 2017. Venha participar desse encontro e conhecer o nosso próximo grande desafio!!!

LOCAL: Loja MAISBIKE (Alameda das Cajazeiras, 26 Caminho das Árvores - Salvador. Tel.: 71 3023-4632)

PARTICIPAÇÃO: Aberta. Chame a galera!!!

PROGRAMAÇÃO: 

  • Mostra dos possíveis destinos.
  • Revelação do destino (Abertura do envelope).
  • Mostra de vídeos e fotos do destino escolhido.
Será imperdível! Venham se surpreender com o nosso próximo destino da grande aventura de 2017!!!

Bora Mural!!

Veja algumas fotos dos lançamentos de outros anos:
















Novo Muralista: Claudinei Costa de Souza

Bem-vindo ao novo Muralista: Claudinei Costa de Souza.
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!


Nova Muralista: Fabiana Souza Queiroz

Bem-vinda a nova Muralista: Fabiana Souza Queiroz.
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto da mesma de uniforme padrão!


6º Dia - Expedição Titicaca (Bolívia - Peru): De Ilave a Puno (Texto: Reinaldo Cezimbra)

Dormimos numa espelunca, mas pelo menos dormimos. Achar uma hospedagem foi bem difícil na noite anterior. A cidade não vive do turismo, e para nosso azar teria um casamento no dia seguinte, lotando o único bom hotel. Acordamos cedo para tomar café na mesma lanchonete do dia anterior. Não adiantava procurar por novidades... Porém, não foi uma boa opção, pois nosso pedido demorou muuuuito para sair e nos atrasou em pelo menos uma hora. Todo mundo alimentado era hora de partir... dando uma volta na praça vimos o tal casamento em praça pública, como banda de música, os convidados dançando ao redor de engradados de cerveja que estavam sendo distribuídos, além de muito confete sujando tudo. Mas éramos nós a maior novidade na cidade e todos olhavam e tirávamos fotos daqueles sete malucos fantasiados de verde com bicicletas. Nem os tuque-tuque faziam tanto sucesso.
O nosso caminho era longo, 54km, mas para nossa sorte não teríamos uma grande variação na altimetria. Ilave não beirava o Titicaca e demoramos um pouco para avistar novamente o grande lago, o que deixou o início da viagem menos agradável. Porém caminho foi tranquilo com poucos carros e longa retas, ficava até meio monótono. Após 20km paramos para um descanso em frente ao mercado central de Ancora. Guga fez logo amizade dom um tiozinho mas conversando um não entendida nada do que o outro falava. Já eu e Kadjon suspeitamos de dois sujeitos numa moto que pararam depois da gente e não parava de olhar. Ficamos ligados e não aconteceu nada. Continuamos todos muito dispostos, inclusive Odi, que já estava recuperado do estômago... Mas à frente, já em Chucuito, na entrada da cidade passamos por dois rostos gigantes, um de cada lado da estrada. Pareciam índios só não entendemos o real significado. Fiquei sentido neste dia, pois o povo querendo chegar logo no destino final nós deixamos de visitar algumas atrações exclusivas deste trajeto, como muitas ruínas incas.
A chegada em Puno foi épica... quando já avistávamos a cidade e bastava dar a volta da baía para chegar ao centro passou no nós uma van buzinando e acenando. Lemos nos adesivos do carro algo sobre Bike e pesamos: “esses são dos nossos”!!! Eles pararam mais a frente para nos cumprimentar e ficamos sabendo que se tratava de brasileiros especializados em expedições de moto para milionários. Mas o ponto alto foi o detalhe que eles contaram... nego reclama e chega a desistir mesmo com motos e hotéis 5 estrelas, imagine de bicicleta!!! Ou seja, noix broca!!! Depois de algumas fotos e mais resenha era hora de chegar ao nosso destino.
A cidade de Puno era grande e nos dava a esperança de achar um hotel mais confortável depois de dias com hospedagem meia boca. Objetivo inicial foi chegar à praça principal, chamada de praça das armas. Uma praça ampla onde se localiza “La Catedral de Puno”, a principal catedral barroca da cidade, declarada como Patrimônio Histórico Cultural da Nação do Peru. Eu e Elson deixamos os outros por ali curtindo o visual e fomos atrás do nosso desejado hotel. Não demorou muito e chamamos uma ótima opção que deixaria todos muito satisfeitos. O hotel Plaza Maior tinha 3 estrelas e o preço era em dólares... podia ser até em euro que todo mundo pagaria!!! Melhor do que o hotel era o recepcionista Braulio, que nos deu todas as direções para visitas as ilhas flutuante de Uros e Taquile Amantani no dia seguinte. Tudo certo, hospedagem garantida, um belo banho, agora era hora de caçar um bom restaurante!!! Ao lado do hotel havia uma rua só de pedestre onde tudo acontecia e não deu outra, eram tantas opções que entramos no primeiro restaurante... Tradiciones del Lago era o nome, e teve gente que comeu dois pratos e meio!!! Que maravilha!!! São as recompensas de uma expedição. Nego só não sabia o que esperava por eles nas ilhas... kkkkk... Aproveitamos o final da tarde para fazer compras... era outra infinidade de lojas de artesanato. Quando finalmente anoiteceu entramos num pequeno Pub chamado Pacha Mixology Coffee Bar para brincar o dia. Pedimos bebidas diferentes como Pisco Sour Nitrogenados e Mojitos encapsulados. Fomos dormir cedo, pois as camas confortáveis nos convidava insistentemente.

Trilha na Ilha dos Frades - A Ladeira do Trek Trek e o Um minuto de Silêncio

A trilha bem que poderia ser chamada de “O retorno de Jedi”, porque representou meu retorno as trilhas do Mural de Aventuras e, além disso, é uma trilha considerada por nós uma das top’s das galáxias, uma das top 5, e olhe que o Mural já rodou muita coisa ,seja na Bahia, no Brasil e até pelo mundo a fora, mas preferir batiza-la como : A Ladeira do Trek Trek e o Um minuto de Silêncio, vocês saberão o porque.
Bom, a resenha da trilha estava entre 4 muralistas, sendo que dois (Eu e o Odair- coroa brocador - pelo nosso retorno as trilhas) ,o Kadjon por estar um pouquinho cansadinho e a lenda viva o nosso amigo PDF(Arquimedes) que foi o verdadeiro protagonista desse dia...rsrsrsr, mas foi-me confiada porque detalhes importantíssimos poderiam ser esquecidos ou mesmo não relatados kkk. Passado toda a ansiedade pré trilha , nos encontramos e partimos para a cidade de Madre de Deus onde um barco nos esperava para então partirmos a belíssima Ilha dos Frades. O passeio de barco/ilha já compensava de estarmos ali, um visual incrível paradisíaco uma previa do que teríamos o privilégio de usufruir, e digo privilégio porque dessa feita recebemos a autorização de pedalar em locais que não são liberados ao publico em geral, ainda mais porque esse local recebeu um selo internacional o Blue Flag(bandeira azul), uma certificação que qualifica as praias sustentáveis em todo o mundo, são 34 requisitos socioambientais minuciosamente avaliados como: limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.
Ao chegar à Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, fomos recepcionados no Pier do Loreto e de lá seguimos para o centro cultural administrado pela Cerimonial do Loreto e conhecemos o nosso anfitrião o Ed Buacoski que nos mostrou o centro cultural que tinha uma bela maquete da ilha por completo e além dos caminhos que deveríamos seguir. O Ed juntamente com outro funcionário nos acompanhou a maior parte da trilha de quadricículo aí pensamos, xiiii vai será uma trilha Nutella só pelos estradões da ilha, mas o Elson, o líder do grupo combinou com eles para nos levar aos lugares mais difíceis e assim foi uma verdadeira trilha Raiz muito técnica e alucinante.
A Trilha
Essa trilha é sensacional, apesar de ser de baixa quilometragem cerca de 25km mas com uma altimetria considerável ,o conjunto terreno, subidas intermináveis, sol abrasador e descidas alucinantes com folhas secas o que dificulta ainda mais a tração e controle da bike, torna essa trilha com grau de dificuldade alto. Já na primeira descida em alta não entendíamos nada porque Giuliano estava se acabando na risada e Elson no barranco, mas depois soubemos que ele teve uma conversa com o paredão de barro uma cena engraçada, porem não pode rir do chefe, Giu desconsiderou isso e teve o pneu furado logo à frente kkk, O grupo estava forte, brocávamos as subidas cada vez mais íngremes que até mesmo o pessoal do quadricículo ficava impressionado como conseguíamos subir somente com a força de nossas pernas. Nosso amigo PDF estava voando com a bela bike cheia de tecnologia a Trek Trek ops... até que em uma subida muito íngreme ,que somente 3 conseguiram zera-la sentimos falta de PDF, paramos no topo da ladeira para espera-lo e milagrosamente aparece Guga no top da ilha com uma garrafa térmica com uma saborosa coca cola geladíssima, vocês não fazem ideia o quão revigorante foi toma-la ali...e nada de chegar PDF, foi quando recebemos uma mensagem no rádio ele havia quebrado a bike e que só restava emburra-la ladeira acima, o mandamos usar as ferramentas mais ele não tinha (pode isso Elsão não levar material?) a ladeira era tão íngreme que nem o quadricículo conseguiria traze-lo ai ele teve que empurrar a bike e a galera abusando dizendo que a bike dele estava fazendo TREK TREK...ele ficou beeeeeeeeem sério (vejam o vídeo) e a galera só abusava ainda mais tentando tirar ele do sério sem sucesso rsrsrs e calado subia empurrando a Trek Trek até que gritaram: “deve estar fazendo Um minuto de silêncio’’ o que resultou em muitas risadas, porque a resenha faz parte. Problema na bike foi simples e resolvido prontamente por Jean (Tacalepau) e seguimos a brocação, cada descida e subida melhor que a outra e essa ladeira foi então batizada a Ladeira do Trek Trek...rsrsrs

Novo Muralista: Fabio Moraes Cerqueira

Bem-vindo ao novo Muralista: Fabio Moraes Cerqueira.
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!