Trilha na Ilha dos Frades - A Ladeira do Trek Trek e o Um minuto de Silêncio

A trilha bem que poderia ser chamada de “O retorno de Jedi”, porque representou meu retorno as trilhas do Mural de Aventuras e, além disso, é uma trilha considerada por nós uma das top’s das galáxias, uma das top 5, e olhe que o Mural já rodou muita coisa ,seja na Bahia, no Brasil e até pelo mundo a fora, mas preferir batiza-la como : A Ladeira do Trek Trek e o Um minuto de Silêncio, vocês saberão o porque.
Bom, a resenha da trilha estava entre 4 muralistas, sendo que dois (Eu e o Odair- coroa brocador - pelo nosso retorno as trilhas) ,o Kadjon por estar um pouquinho cansadinho e a lenda viva o nosso amigo PDF(Arquimedes) que foi o verdadeiro protagonista desse dia...rsrsrsr, mas foi-me confiada porque detalhes importantíssimos poderiam ser esquecidos ou mesmo não relatados kkk. Passado toda a ansiedade pré trilha , nos encontramos e partimos para a cidade de Madre de Deus onde um barco nos esperava para então partirmos a belíssima Ilha dos Frades. O passeio de barco/ilha já compensava de estarmos ali, um visual incrível paradisíaco uma previa do que teríamos o privilégio de usufruir, e digo privilégio porque dessa feita recebemos a autorização de pedalar em locais que não são liberados ao publico em geral, ainda mais porque esse local recebeu um selo internacional o Blue Flag(bandeira azul), uma certificação que qualifica as praias sustentáveis em todo o mundo, são 34 requisitos socioambientais minuciosamente avaliados como: limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.
Ao chegar à Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, fomos recepcionados no Pier do Loreto e de lá seguimos para o centro cultural administrado pela Cerimonial do Loreto e conhecemos o nosso anfitrião o Ed Buacoski que nos mostrou o centro cultural que tinha uma bela maquete da ilha por completo e além dos caminhos que deveríamos seguir. O Ed juntamente com outro funcionário nos acompanhou a maior parte da trilha de quadricículo aí pensamos, xiiii vai será uma trilha Nutella só pelos estradões da ilha, mas o Elson, o líder do grupo combinou com eles para nos levar aos lugares mais difíceis e assim foi uma verdadeira trilha Raiz muito técnica e alucinante.
A Trilha
Essa trilha é sensacional, apesar de ser de baixa quilometragem cerca de 25km mas com uma altimetria considerável ,o conjunto terreno, subidas intermináveis, sol abrasador e descidas alucinantes com folhas secas o que dificulta ainda mais a tração e controle da bike, torna essa trilha com grau de dificuldade alto. Já na primeira descida em alta não entendíamos nada porque Giuliano estava se acabando na risada e Elson no barranco, mas depois soubemos que ele teve uma conversa com o paredão de barro uma cena engraçada, porem não pode rir do chefe, Giu desconsiderou isso e teve o pneu furado logo à frente kkk, O grupo estava forte, brocávamos as subidas cada vez mais íngremes que até mesmo o pessoal do quadricículo ficava impressionado como conseguíamos subir somente com a força de nossas pernas. Nosso amigo PDF estava voando com a bela bike cheia de tecnologia a Trek Trek ops... até que em uma subida muito íngreme ,que somente 3 conseguiram zera-la sentimos falta de PDF, paramos no topo da ladeira para espera-lo e milagrosamente aparece Guga no top da ilha com uma garrafa térmica com uma saborosa coca cola geladíssima, vocês não fazem ideia o quão revigorante foi toma-la ali...e nada de chegar PDF, foi quando recebemos uma mensagem no rádio ele havia quebrado a bike e que só restava emburra-la ladeira acima, o mandamos usar as ferramentas mais ele não tinha (pode isso Elsão não levar material?) a ladeira era tão íngreme que nem o quadricículo conseguiria traze-lo ai ele teve que empurrar a bike e a galera abusando dizendo que a bike dele estava fazendo TREK TREK...ele ficou beeeeeeeeem sério (vejam o vídeo) e a galera só abusava ainda mais tentando tirar ele do sério sem sucesso rsrsrs e calado subia empurrando a Trek Trek até que gritaram: “deve estar fazendo Um minuto de silêncio’’ o que resultou em muitas risadas, porque a resenha faz parte. Problema na bike foi simples e resolvido prontamente por Jean (Tacalepau) e seguimos a brocação, cada descida e subida melhor que a outra e essa ladeira foi então batizada a Ladeira do Trek Trek...rsrsrs
Conhecemos locais sensacionais, fomos até um mirante com uma vista espetacular paramos para um reabastecer e saboreamos petiscos, peixe e camarão nos hidratamos e partimos... encontramos a comunidade fazendo uma sambão bem animado, era a caminhada da patiola a base de muitas brejas foi nesse momento que Ciro sucumbiu a cerveja e a partir daí parceria que tinha ligado o turbo, saiu ultrapassando todo mundo rsrsrs e seguimos nosso pedal até a saideira um donwhill alucinante descemos em alta soltando o freio teve até a capoeira de Tacalepau uma capote de cinematográfico, mas nada demais aconteceu e por fim a última descida ,essa cheia de barro fino que qualquer movimento jogava tudo para cima e não se enxergava nada. Elson Giu e Jean desceram na frente em alta e sabendo desse detalhe da poeira Giu...ah Giu...ficava rabiando para levantar o máximo de poeira possível...resultado? Não enxergávamos. nada ,nada mesmo mas conseguimos vencer a tempestade de poeira exceto um que depois de um tempo aparece todo envolto de areia e um arranhão na perna porque havia uma pedra no caminho e nosso pequeno grande homem comprou esse terreno rsrsrs mas culpa de Quem?Quem? Quem? Dele mesmo Giu que levantou a poeira e por isso essa ladeira foi batizada de ladeira do poeirão de Guga, parabéns pela compra do terreno rsrsrs
Por fim chegamos a Paramana onde uma mariscada ,siri catado e camarão nos aguardavam quentinhos para degustação no almoço, resenhamos e partimos mais uma vez de barco para Madre de Deus com direito a mergulho na bela Praia do Loreto e Partiu Casa!
Em resumo foi uma excelente trilha certamente uma das top 5...quem não foi perdeu hehehe fica meu agradecimento ao Mural de Aventuras por nos possibilitar por meio da bike conhecer locais tão especiais como este. Um abraço galera...Ed voltou! Edmilson Filho.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


















































































































































8 comentários:

Jean Painéis disse...

Top de mais, bora mural

Edmilson Barreto disse...

As fotos ficaram sensacionais...já deu saudade

Giulyano disse...

Resenha é fotos sensacionais, deu p reviver mais essa trilha top das tops

João Paulo Ribeiro Junior disse...

Massa Ed ! Bela resenha ! Trek Trek kkkk

Kadjon disse...

Foi muito bom.... a volta foi punk

ciro disse...

Top demais a trilha e a resenha conseguiu deixar a gente com saudade!!! valeu ed, valeu galera, até NEW TIRIRICA!!!!!!!!!!!!!

Kadjon disse...

As fotos estão perfeitas... transmite realmente a sensação que vivemos na trilha

Espaço Quality Vida- Studio de Pilates disse...

Muito boa a resenha Ed!