Trilha Lagoas de Baixio - Lagoa Mamucabo, Lagoa Verde e Lagoa da Panela (Texto: Hugo Andrade)

4:30 toca o despertador! É dia do tão falado pedal em BaixiO ( sim, Baixio sem "S")! 5:15 pontualmente o Mural móvel chega para me buscar, 5:30 buscamos Foltz e ai nos 4 estavamos prontos para a aventura, #PartiuBaixio!
É uma viagem relativamente longa, 120km de Salvador, mas durante a ida tivemos nossa primeira resenha... um HR-V com duas bikes na mala e duas no teto, Blitz montada as 6:00 da manhã na linha verde e eis que somos sinalizados para parar na beira da estrada. Elsão ja puxou o documento do carro e a habilitação, o policial chega educadamente, pede os documentos e se afasta para averiguar a placa do veículo e dar uma olhada nas bikes. Ele retorna e já afirma "você sabe que a placa do seu suporte de bike tem que ter o Selo do Detran, vc não está regular" e eis que Elsão, macaco velho que só ele, explicou calmamente "Amigo, fui no Detran para fazer este procedimento e pessoal de lá falou que não existe isso de Rack de bike ter selo na placa", Paaaa! 1x0 para nosso amigo! Não satisfeito com o gol, o nosso representante da Justiça nos solicita as notas fiscais da Bike "então, preciso das NF das bikes e das peças, saber a procedência.." e ai, mais uma vez, o Mr. Elson respondeu " Amigo, não temos NF, muitas Bikes são compradas usadas e não tem NF da loja. Também não andamos com as NF das bikes em todos os passeios" o policial não satisfeito retruca "então preciso das NF das peças, precisamos conferir se não são roubadas e etc", explicamos mais uma vez que não andamos com estes documentos assim, mas entendemos perfeitamente o procedimento e numa próxima oportunidade iremos buscar e andar com estes documentos. Liberação feita, continuamos o nosso percurso dando boas risadas sobre este momento que passou.
Depois de algum tempo, chegamos na praça de Baixios e eis que recebemos uma ótima surpresa, a ilustre presença de (NAO LEMBRO O NOME DELA, coloca aqui) no pedal! 5 Muralistas, 7km de praia, lindas Dunas e 3 Lagoas para desbravar!
Iniciamos o pedal pela beira da praia de Baixio, 7km pela costa deserta com direito a kilometros de areia com conchas, pedras e dunas coqueiros! Chegamos na primeira lagoa, Lagoa do Mamucabo, de frente para o Mar, com um ótimo espaço de areia para juntar a galera e fazer aquele churrasco de qualidade, uma lagoa de agua escura, de tom avermelhado, rodeada de areia e coqueiros, parecendo um oásis! Mas o pedal tiramos umas fotos e seguimos o pedal! Um pouco mais a frente entramos por uma área com algumas palhas de coqueiro no chão e demos de frente com um parque de Dunas! Pedalar? Impossível, areia fofa que cobria o aro da bike! Seguimos em frente andando pela estrada de areia que levava para as Dunas, neste percurso a paisagem deu direito até a vacas se alimentando da vegetação.. e eis que vem a dúvida "se eu tomar uma carreira dela, eu levo a bike ou largo e saio correndo?", mas na paz elas estavam e na paz continuaram! No final da estrada de areia, subimos o primeiro morrinho e eis que o primeiro paraíso aparece! Um deserto branco de dunas, nossa! De perder o fôlego! Seguimos por essa beleza, 5 minutos e eis que aparece o segundo paraíso! A lagoa azul! Descemos correndo, largamos as bikes e pulamos na água! Que maravilha de lugar, água cristalina, cercada e dunas brancas e uma paz típica de cena de filme.
Maaas como todos sabem, alegria de pobre dura pouco! Eis que vimos uma camionete branca vindo em nossa direção, educadamente 3 rapazes se aproximam e explicam que agora, a região onde as lagoas estão localizadas foi comprada por um grupo espanhol e que existe um passeio pago que contempla a região das lagoas. Explicaram que precisamos sair de lá pois tinha um grupo de turistas chegando e que eles haviam desembolsado o valor para o passeio. Entendemos a situação, tiramos umas fotos e saímos em direção ao próximo destino. Desta vez a paisagem era diferente, uma estrada de terra e areia fofa (MUITO FOFA em alguns momentos). Pedalamos alguns bons minutos e chegamos no terceiro Paraíso, a Lagos da panela, com direito a uma grande faixa de areia bem branca (parece uma praia paradisíaca) e com pelo menos 20 metros de margem cristalina e agua rasa, que lugar! Mais uma vez largamos a bike e fomos para o banho! Agua muito cristalina, cor transparente com tom esverdeado... esse ai não da vontade de ir embora nunca mais! Mas como tudo na vida passa, deu nosso horário, saímos, pegamos as bikes e continuamos viagem.
Seguimos estrada, pegamos algumas trilhas e um pouco de single track, e chegamos ao asfalto, eis que voltamos a realidade e percebemos que o passeio estava perto de acabar... seguimos o asfalto ate chegar se volta a praça da cidade, mas não... o paraíso não acaba ali... fomos até a barraca de praia mais próxima do Mar, sentamos na mesa cansados... mas quando olhamos para frente, Que vista! Areia branca, mar verde, sombra, água fresca, cerveja e aquela Mariscada de respeito! Deus existe e com certeza ele passa férias em Baixio! Assim fechamos mais uma aventura com o tempero especial do nosso grupo.. #BORAMURAL. Hugo Andrade.
VEJA O VÍDEO ABAIXO
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR




























































































































Nenhum comentário: