6º Dia - Expedição Chapada das Mesas: Balneário do Dodô / Complexo Turístico de Pedra Caída (Texto: Sérgio Luz)

Hoje 6º dia da Expedição, dia 06/07/2017, saímos do Balneário do Dodô cedo da manhã em direção ao Santuário Turístico da Pedra Caída.
A distancia percorrida neste primeiro momento foi de aproximadamente 6 km, bem confortável no asfalto comparado aos dias anteriores que os estradões com muita areia eram os nossos pisos de intensas pedaladas.
Pela primeira vez em uma Expedição, o autor da resenha foi contemplado com o jogo  do “PALITINHO” na noite anterior, quem ficasse por ultimo, perdendo, escreveria os fatos acontecidos no dia posterior. No entanto, este dia eu escolhi para escrever (não perdi nenhuma)!
Em um momento da nossa viagem, que fomos de carro, EU, MAURÃO, ODILARDO E PLECH, cerca de 3.200 km entre ida e volta, ao passarmos pela cidade de São João dos Patos, já no Maranhão, na estrada, de repente acima de uma serra, estava uma enorme estatua do Santo São Francisco, que por mera coincidência nesse momento começou a tocar no som do veículo, a ORAÇAO DE SÃO FRANCISCO! Voltarei a mencionar sobre esse fato a frente do texto.
Chegando ao Complexo da Pedra Caída, depois das negociações de acesso, adentramos a um verdadeiro OASIS!!! Espetacular... Fantástico... Inexplicável!!!
No Complexo de Pedra Caída, primeiramente fomos ao Santuário, que é uma atração impar, nesta cachoeira a água despenca de uma altura de 46 metros dentro de grande CANNION. Para chegarmos ao local da exuberante cachoeira, andamos cerca de 500 metros, por uma trilha ecológica, que tem a formação de enormes paredões com uma altura superior a 40 metros. As formações rochosas eram tipo ARENNITO, que devido ao tempo formou-se um processo de erosão sobre essas rochas que pelo conhecimento científico a mais de 40 milhões de ANOSS!!! Simplesmente Fantástico!
Ao sairmos do Santuário, fomos fazer um passeio na travessia da PONTE PENSIL sobre o CANNION. Ponte denominada “PONTE DO PEDRO” - balança mas não cai  - uma outra atração no Complexo da Pedra Caída, onde avistamos as belezas abaixo das falha geológicas naturais.
Bom, prosseguindo o nosso dia, fomos todos de teleférico, sendo que JEAN (TACALIPAU) teve a disposição de subir a pé até o mirante da PIRAMIDE pelas sinuosas e longas escadarias construídas nas rochas para o acesso A PIRAMIDE E PARA A TIROLESA!
Foram 20 minutos de contemplação no teleférico até a parte superior, com um cenário do Sul do Maranhão, um espetáculo de visual!
Impressionante a majestosa PIRAMIDE no alto desta serra, magnífica – construída pelo Sr. Pedro Pereira Espírito Santo, foram cinco anos para a construção e entre erros e acertos foi finalizada a um ano e meio. A jardinagem está sendo finalizada. Sobre as energias... isso é bem interessante, uma energia FÊNIX com a característica do serrado ser incendiado uma vez por ano pra depois renascer das cinzas!
Nesta PIRAMIDE, encontramos uma pequena e uma profunda meditação na espiral na qual se trabalha os dois PÓLOS com harmonia. A casa da serra está sendo preparada para poder acolher grupos e fazer o acompanhamento do POR e o AMANHECER DO SOL,  neste espetacular aconchego.
Fomos orientados pela belíssima mulher MATHIE, responsável pelo local e nos proporcionou a fazermos as orações devidas, muito espiritual!
Ao saímos do espaço exótico e contemplativo, vejo a imagem com a oração de São Francisco, foi ai que Maurão colocou pra mim – Serjão essa resenha é sua broder, muita coincidência tudo isso!!! Momentos antes eu tinha comentado com ele que a oração de São Francisco eu mandei colocar no santinho de lembrança da minha mãe que falecera em janeiro último!

Já mais acostumado ao TEMPLO, retornei ao centro em passos curtos, meditando, agradecendo a DEUS nossa saúde... a todos, e familiares e sobretudo o nosso grupo Mural de Aventuras por nos proporcionar momentos como aqueles vivido exatamente naquela momento!
Em conversa com MATHIE, ela me deu um papel, o qual relatava:
                                 Ó AMIGO!
                             No jardim de teu
                        coração, nada plantes
                              salvo a rosa do
                                   amor                                                                               Bahá´u´lláh

Agora chegou a vez da TIROLESA, não desci!!! E não desço!!! E pronto!!!
Voltei de teleférico enquanto os loucos desciam a TIROLESA espetacular, alguns com manobras acrobáticas, outros não mexiam nem os olhos, outros se acabando de medo!! Rrssss
No turno da tarde, mais atividades...Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Capelão.
Foram passeios ótimos, porém depois da magnitude da Cachoeira do Santuário, as outras não tinham o mesmo encanto!
A Cachoeira da Caverna, foi descoberta por um aventureiro da região, possui um aspecto peculiar caracterizado por um enorme bloco de arenito (predominante) esculpido pela ação do tempo que contudo isso, formou um abrigo para centenas de morcegos frutíferos. Já a Cachoeira do Capelão, uma excentricidade incomum, maravilhosa, onde tomamos um belo banho com profundidades totalmente acessíveis.
Chegando o horário da partida, ainda deu tempo de um belo banho na piscina com direito a algumas Heinekens!!!
Vamos....pneus baixos....EU, Odilardo e Maurão ( os que viajamos de carro )!!! Partiu...
O percurso a ser vencido seria para o MORRO DO CHAPEU, já saímos pernoitando, em alta na TRANSAMAZONICA, quando ouvimos, PAARROUUUUU!!! Maurão comprou um loteamento na TRANSAMAZONICA!!! Causa – um pedaço de madeira em pleno acostamento.... perigo total – ainda bem que não houve problemas maiores.
Depois de prestarmos as devidas solidariedades ao amigo, partimos novamente. Ficou muito tarde para irmos para o MORRO DO CHAPEU; plano ``B``  em ação, paramos em um BALNEÁRIO  RECANTO DA FAMILIA, muito bom! Armamos as barracas e começamos a mais uma comemoração com algumas dezenas de HEINEKENSSSS, e muita diversão, tentado comer tudo que tínhamos levado!!rrsss Pra ficar melhor nosso amigo atrasão Kadjon, estava em uma noite inspirada de gaita, aí fui acompanhá-lo.
Quero agradecer a todos os EXPEDICIONÁRIOS, principalmente a Elson por tamanha eficiência e dedicação!
ABRAÇÃO A TODOS. JAGUN, MAIS UMA EXPEDIÇÃO!!! SERJÃO.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR








































































































































































































Um comentário:

Jean Painéis disse...

Massa Sérgio! Lundas as fotos, parabéns !!!