O Mural

APRESENTAÇÃO
O Mural de Aventuras é um Clube de Ciclismo de Aventura. Foi fundado em 2008 a partir da iniciativa de um amante do esporte Mountain Bike com o objetivo de criar um ambiente para compartilhar as aventuras realizadas em contato com a natureza e assim promover a troca de experiências e a atração de mais participantes interessados em esporte.
O Mural de Aventuras organiza trilhas, eventos, ciclo viagens, expedições no Brasil e em outros Países. Dentre muitas iniciativas, já promoveu Expedições na Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães e a internacional Expedição no Deserto de Atacama. O site do Mural de Aventuras é bastante completo e interativo e nele pode ser encontrado todo material (textos, fotos e vídeos) sobre as aventuras. Conheça dos Tipos e Aventuras e Eventos do Mural (saiba mais).
O respeito pelo meio ambiente e, logo, pelos próprios seres humanos, é para o Mural de Aventuras aspecto fundamental de interesse e preocupação. Como é um clube de adesão, a participação de qualquer pessoa é sempre bem vinda, lembrando continuamente das questões mínimas de segurança e condições físicas. Sendo assim, realiza também semanalmente trilhas noturnas em um local central da cidade de Salvador-BA, que foi denominado de Centro de Treinamento do Mural (CTM Alphaville), onde novos integrantes podem iniciar na prática do Mountain Bike.
O Mural de Aventuras é um Clube de Ciclismo com foco em Mountain Bike que tem a finalidade de promover o lazer e bem estar de saúde para as pessoas. Todos os recebimentos do Mural de Aventuras são realizados em caráter de contribuição para manutenção das atividades do mesmo.
VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA MURAL, traga seus amigos, parentes, esposa, marido para realizar as aventuras e conheça a “Emoção dos Desafios”! Saiba como fazer parte do Mural Club e seja do Muralista! Clique aqui para saber mais.
Carretinha do Mural de Aventuras
Carretinha do Mural de Aventuras
NORMAS DO CLUBE E CONDUTA DOS PARTICIPANTES
Para realizarmos as nossas trilhas ou outras aventuras e pedais com maior segurança, respeito, prazer e contribuir para o crescimento do clube, os PARTICIPANTES devem:
  1. Usar equipamentos de segurança de ciclismo: capacete, luvas e iluminação na bike. Caso não esteja com esses equipamentos, não será permitida sua participação junto ao grupo.
  2. Estar atento às orientações do GUIA.
  3. NUNCA ultrapassar o GUIA, salvo em momentos em que o GUIA com a devida orientação, permitir o pedal livre. O GUIA é o responsável em definir o trajeto, empregar o ritmo, velocidade e as paradas durante o percurso.
  4. Avisar ao GUIA, o mais rápido possível, caso tenha algum problema consigo ou com outro participante (quebra da bike, queda, dificuldade física, etc) que impeça acompanhar o grupo. Caso não seja possível no momento, o participante deve avisar a outra pessoa sobre o ocorrido e pedir para que o GUIA seja avisado.
  5. Permanecer no trajeto realizado, em caso de perda do restante do grupo, de preferência em um local que foi visto pela última vez. O grupo SEMPRE voltará para procurar o participante desaparecido.
  6. Avisar ao GUIA, caso tenha necessidade de sair do grupo durante o trajeto.
  7. Conhecer os níveis de dificuldade das atividades, conforme informado no site (clique aqui) e estar preparado fisicamente de acordo com o nível de dificuldade divulgado.
  8. Providenciar a aquisição de alimentos, equipamentos e materiais para pequenos reparos na bicicleta (câmera, bomba, ferramentas, etc) e estar atento para outras recomendações feitas nos anúncios das aventuras, além de cumprir os horários marcados.
  9. Respeitar às Leis de Trânsito, os pedestres e os motoristas. Jamais discutir com os motoristas que não os respeitem, não andar em ziguezague, não fazer bagunça, nem incomodar pessoas com gritos ou buzinas são orientações que devem ser cumpridas.
  10. Deixar que as negociações em lugares como, restaurantes, entradas em locais turísticos sejam feitas pelo GUIA ou Coordenador do Grupo, bem como as conversas com pessoas para busca de informações.
O QUE É SER GUIA?

Coordenador ou indicado pelo mesmo, que tem a responsabilidade de conduzir todos os participantes do grupo com segurança durante o trajeto, cumprindo as diretrizes informadas para realização da atividade (pedal urbano, trilha ou outras aventuras).

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
  • Quando da impossibilidade de continuidade de algum dos participantes, o grupo deixará o mesmo em local seguro, em condições de retornar e dará continuidade ao trajeto com os outros participantes.
  • O Mural de Aventuras é um clube de adesão que promove a integração de pessoas que gostam de pedalar e de aventura. Portanto, todos são responsáveis individuais por sua participação e pelas ocorrências enfrentadas durante as atividades. A segurança e é de responsabilidade de cada participante individualmente, sem esquecer que sempre fazemos as trilhas ou outras aventuras e pedais com espírito de camaradagem, amizade e companheirismo.