
Há tempos que falava aos queridos MURALISTAS que a região de Itanagra prometia uma boa trilha, porém percebia que muitos olhavam com desconfiança as minhas indagações, até que o Elson achou na Net um vídeo postado no blog do Léo (nivasouto.blogspot.com) ficou vidrado e logo quis marcar uma trilha na região. Data marcada, 21/05/2011, churrasco agendado (o meu tio Carlos Alberto, que tem uma plantação de eucalipto na região, prometeu e cumpriu), casa, para o pernoite, arranjada, logo tudo pronto, era só esperar o dia e pedal na estrada. Saímos de Salvador, ou melhor, de Lauro de Freitas às 06:10 em direção ao litoral norte a viagem foi tranqüila até a entrada da Costa do Sauípe, neste ponto adentramos ao continente em direção à cidade de Itanagra, aqui começou para nós seis (Eu – Ramster, Elson, Reinaldo, Ricardo – Popó, Maurão e Welligton) a aventura, pois com as chuvas e a estrada de terra passamos por muitos pontos alagados e em alguns só ouvíamos o Popó reclamar “O Guido vai me matar”, pois o coitado do celtinha quase aprende a nadar (rsrsrs). Chegamos a Itanagra, 08:45, após esta aventura motorizada com a vontade de pedalar ainda mais em alta, encontramos com o sétimo aventureiro, e nosso guia nesta aventura, o Léo, arranjado um local para estacionar os carros e nos preparar, saímos para a nossa aventura indo em direção à residência do Léo, onde o mesmo abandonou o seu Niva, ops! Pajero e fomos em busca destas trilhas desconhecidas, pelo menos para os seis muralistas.
O início, 09:30, já começou com uma ladeira para que do alto pudéssemos visualizar o que nos esperaria pela frente, em seguida descemos por um singletrack, pedalamos por uma plantação de mandioca e fomos para uma trilha que pelo estado dela há muitos anos não passava nenhum maluco por lá, neste trecho tivemos que lutar contra a mata para conseguirmos o nosso objetivo completar a trilha, após algumas horas retornamos a cidade de Itanagra e fomos para o outro lado onde exploraríamos outras trilhas, cortamos parte da cidade e retornamos ao que queríamos, trilha, lama, charcos, mas acima de tudo uma bela paisagem para nos deliciarmos durante o pedal mais uma vez pudemos exercitar todos os fundamentos do montain bike, com direito a uma queda cinematográfica minha (vejam no vídeo), após alguns quilômetro chegamos a uma fazenda onde tivemos que estudar o melhor ponto para atravessar o rio (ainda bem que o Paulista e o David não estavam, rsrsrs), depois de algumas deliberações e procura por melhor ponto o Léo se jogou no rio e encontrou o local que faríamos a travessia, chegando ao outro lado pedalamos pelo pasto da fazenda até um estradão que nos levaria de volta a cidade, neste retorno quase acontece um fight entre Maurão e uma vaca parida, resolvido o conflito pausa para uma foto do alto e uma panorâmica da cidade retornamos são e salvo, porém cansados e extasiados, não somente com o pedal, como também com a diversidade da paisagem local. 40km de pedal e uma pergunta vocês devem estar se fazendo: e o pedal por entre os eucaliptos? Pois é, exploramos apenas um lado da cidade, ainda falta pedalar do outro lado, ou seja, não vai demorar que o MURAL DE AVENTURAS retorne lá para explorar a região de novo e quem sabe façamos um pedal pelas plantações de eucaliptos, trilhas nós percebemos que não vai faltar.
Já era 17:15 quando começamos a degustar o churrasco encomendado por Carlos Alberto ao Sabão (morador local) no Restaurante do Pitú, de dona Marleide, foram seis quilos de carne mas acompanhamentos que foram devorados por estes aventureiros acompanhados de uma graciosa gelada. Fica aqui o agradecimento não somente ao Léo, como a todos que nos acolheram na cidade de Itanagra. Até a próxima!
Márcio Ramster.
VEJA O VÍDEO ABAIXO. LIGA O SOM!CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
























