O 3° dia da Ciclo
Aventura Costa do Descobrimento começa com o café da manha à beira da praia em
Caraíva, na pousada Coco Brasil. Nome sugestivo o da pousada, já que o coco foi trazido pelos portugueses na
época da sua chegada. Foi mais um
primoroso café da manhã, e com vista para o mar João Ramos sentou numa rede certamente
desejando prolongar a viagem por mais 4 dias. Quem sabe fazê-la também em
sentido contrário? Não seria má ideia.
Enquanto João
hibernava na rede, prontamente preparado para seguir, Elsão e Odi contemplavam
o mar acertando detalhes do percurso. O destino final do dia seria Trancoso,
passando pela praia do Espelho. O magnífico trecho entre Caraíva a Trancoso
ainda nos reservaria paisagens inesquecíveis. Logo no início fizemos uma curta
travessia de barco pelo rio Caraíva para que pudéssemos seguir rumo à praia do
Espelho. Após a travessia percebemos campings e estacionamento, isto porque não
há circulação de carros na vila de Caraiva vindos do litoral norte.
Dávamos adeus à Caraíva, mas não havia pressa. A
contemplação era nosso guia. De início subimos e descemos por single track,
passando por belíssimos mirantes naturais. Parada obrigatória para fotografia é
claro. Pedalamos por praias desertas com grandes extensões de areia, ora por
sobre as falésias, ora por baixo delas.
Todos os dias da aventura me vinha à memória que no quinto
ano do ensino fundamental fui obrigado a ler a Carta de Pero Vaz de Caminha,
que na época do descobrimento foi encaminhada ao Rei Dom Manuel de Portugal. Lembro que além de considerar leitura
de péssimo gosto, dela nada havia entendido. Foram necessários exatos 20 anos se passarem
para o Mural de Aventuras me presentear com a “descoberta do descobrimento”. As palavras de espanto do escrivão
descreviam um paraíso desconhecido. De
certo os índios que por aqui encontramos nem de longe parecem os que aqui
habitavam há mais de 500 anos. Mas os mariscos e camarões certamente sim . E
nos quatro dias de aventura degustamos os mais deliciosos pratos da culinária
local.

