Essa semana rolou o CTM ALPHAVILLE ESPECIAL DE NATAL,
foi o último de 2016. Como já é tradição de anos anteriores, saímos do
Alphaville Paralela em direção ao centro da cidade e fizemos fotos do grupo nas
ornamentações da natal. Passamos pelo Farol da Barra, Centenário, Dique do
Tororó, Campo Grande, Praça da Sé e perto do final, paramos na Cruz do Pascoal
para a merecida hidratação a base de água, cerveja e refrigerantes, acompanhado
com deliciosos quibes. Foi mais uma confraternização de final de ano, todos
estavam bastante animados. Aproveitamos
a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo cheio
de aventuras espetaculares. Bora
Mural!!!
Trilha na Ilha dos Frades - Águas Tépidas (Texto: Neylor Bahia)
4h15 da madrugada, breu ainda e
me levanto sobressaltado, teoricamente já deveria estar a caminho de pegar meu
lugar no Mural Móvel. Hoje finalmente conheceria a Ilha dos Frades. Converso
com Elson, chamo o ubis e me vem um voyage. Foi preciso o desmonte quase
completo da Filomena e do interior do carro para que eu seguisse direto para o
Rei da Pamonha. Acostumado a um espaçoso porta malas de um táxi Logan que me
leva e às bicicletas para o sertão de Pitangui, contenho-me para não amaldiçoar
todos os sedãs da face da terra. Surpreendentemente, chego primeiro lá no ponto
combinado e espero bons minutos. Chega o dono e Tácalis, depois Rei(naldo.).
Desenrolada a arrumação, é hora de seguirmos.
Eu tinha informações nada
promissoras sobre Madre de Deus. Em poucos minutos em trânsito pela principal
via, que dá acesso ao Terminal da Transpetro, vi larápios se arriscando para
pegar míseros litros de óleo na apodrecida estrada. No estacionamento da
cidade, defronte ao píer, confirmei o desastre visual. Como foram construír um
gasoduto sobre um mangue que praticamente impede a vista da baía a todos os
moradores? Talvez seja a longa tradição brasileira de trocarmos o direito ao
meio ambiente por um duvidoso desenvolvimento, sob o argumento do medo puro e
simples. Ito chega pedalando de Candeias, feliz da vida após 17km. Também seria
sua primeira vez na Ilha dos Frades, logo ele, filho da região. Transpostos os
tubos gigantes do píer, a fealdade instaurada logo seria substituída pelo
encantamento no cais. Já sobre o mar,
numa pequena embarcação, com uma viseira sobre o olho esquerdo é possível se
concentrar à frente, naquele antigo entreposto de escravos e leprosário dos
jesuítas, também na Capela de Nossa Senhora do Loreto, cuja construção remonta
ao século XVII. À esquerda, adentrando a baía, fica um terminal de combustíveis
que destoa da riqueza arquitetônica e natural à frente, com arrecifes ao lado
da praia limpa e de águas transparentes que leva o nome da Igreja.
Desembarcamos na Praia de Paramana e o proprietário tratou rapidamente de
reservar o almoço.
Os 25 quilômetros começariam na
subida de uma ladeira infindável. Finalmente sobre o selim, pegamos estradinhas
bem comportadas e logo experimentamos o melhor mtb à que tive acesso nesses
quase 4000 km e 10 meses de Mural: logo após a entrada do tanque de água da
ilha, uma descida em trilha coberta por folhas, fluida, com lombadas e
depressões suaves entremeadas por raízes, desconhecida do proprietor e dos
demais, fornecia a mais pura diversão e me remetia a um caminho numa das saídas
de minha cidade natal em Minas, hoje tomada por usuários de crack e
desaconselhável a qualquer hora do dia. O trajeto fradiano tinha menos de um
quilômetro e desembocava numa encruzilhada, já desbravada pelo Mural. O dono
experimentou nessa descida uma quebra de corrente, nada que um “páuerlinque"
alheio e uma boa ferramenta de corrente não resolvesse. Atravessamos um açude e
construções em madeira e pedra, torres de vigilância, aterros, represas e dois
heliportos de grande porte. Pegamos uma estradinha e de repente nos vimos
cercados por “ursinhos carinhosos”, que emitiram arco íris de afeto e alegria a
todos. Deve ter sido o efeito da combinação de sol e tegretol que me forneceu
essa visão. Vieram subidas curtas mas terríveis, com até 20% de inclinação, e
chegamos ao mirante da Ponta de Nossa Senhora, de onde se divisa um dos cantos
mais bonitos do litoral baiano, uma praia que ganhou o selo Bandeira Azul de
balneabilidade e limpeza neste ano. Ao fundo, os prédios da Barra indicavam que
Salvador estava logo ali. Após pouco mais de 12km, descemos rumo à praia.
Confraternização do Mural 2016

Assim como nos anos anteriores, AMIZADE E ANIMAÇÃO foram a marca registrada de nossa Festa de Confraternização que ocorreu na semana passada. Depois de ano difícil no campo político e econômico, mas repleto de muitas aventuras e desafios superados, nada melhor do que comemorar em uma linda festa com a galera que faz parte dessa grande família chamada “Mural de Aventuras”.
Esse ano foi
muito especial, fizemos muitas aventuras, novos parceiros vieram e vários novos
Muralistas passaram a fazer parte do grupo, agregando ainda mais o espírito de
amizade e a satisfação de fazer parte de nossa história. Não podemos deixar de
agradecer a participação e presença dos familiares e em especial a Israel e
Lavínia, que providenciaram o espaço concorrido no restaurante e boate SP20.
Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos
um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!! Que venha 2017! Vamos brocar muito!!! BORA
MURAL!!!
6ª VOLTA DOS TRÊS FARÓIS - SALVADOR BAHIA (FAROL DA BARRA, FAROL DE HUMAITÁ E FAROL DE ITAPOÃ)
A Volta
dos Três Faróis além de ser um evento de cicloturismo é também um desafio que a
cada ano cresce em número de participantes. Muitos ciclistas da capital,
interior e até mesmo de outros estados, se reúnem no Farol da Barra no final do
ano para percorrer os 70km pelas ruas e avenidas de Salvador passando pelos
seus principais pontos turísticos.
Este ano a
6ª Volta dos Três Faróis foi
realizada no dia 04 de dezembro e contou com a presença de mais de 600
ciclistas no início do percurso. Nem todos concluem o desafio, mas o que vale é
o clima de confraternização geral, como os gritos e cartazes de “Força Chape”
que tomaram conta do cenário.
Agradecemos
a todos ciclistas e grupos que marcaram presença, ressaltamos a especial
participação dos muitos de outras cidades e estados que viajaram com na vontade
de cumprir o desafio e conhecer Salvador.
Parabéns a
todos participantes e aqueles que concluíram o percurso! O próximo encontro já
está marcado, 03 de dezembro de 2017, esperamos encontrá-los
novamente na 7ª VOLTA DOS TRÊS FARÓIS de Salvador que promete
ser ainda melhor!
Aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um
Próspero Ano Novo!
Até 2017! Valeu
pessoal!
Mural de
Aventuras.
Trilha Lagoa Azul - Arembepe (Texto: Paulo Machado)
No dia 19/11/2016 tive a
satisfação de ser convidado e fazer a trilha da Lagoa Azul com o Mural de
Aventuras. O ponto de encontro com a galera do Mural foi no posto Kona em
Arembepe.
Antes de começarmos o pedal, que
foi por volta de 7:00hs, todas as orientações sobre a trilha foram dadas pelo
coordenador Elson. Pedalamos mais ou menos 2km pelo acostamento da linha verde sentido
Jacuípe até acessarmos o trecho de chão.
O percurso tem um misto de
subidas e decidas técnicas, areal e estradão. Após pedalarmos um bom tempo por
um trecho de chão, subimos um morro. Tive um pouco de dificuldade na escalada e
também na descida, por conta de estar iniciando no mountain bike. Porém as
pessoas do grupo me orientaram nestes trechos mais técnicos. Seguimos por uma
estrada de chão, passando por um vilarejo e após mais ou menos 1h paramos na
lagoa para nos alimentar, tomar um prazeroso banho e descontração com pessoas
animadas e alegres. Depois de tirar o suor, reiniciamos o pedal por um trecho
de areia e fomos escalar um outro morro, no qual tive mais sucesso na escalada
e descida, sempre bem orientado pelo grupo. Assistimos uma descida de Elson,
algo para mim impossível, como dizem: Brocação! O visual é muito bonito lá de
cima, não imagina que existia uma paisagem como aquela por ali.
No caminho de volta, não sei por
qual motivo, um integrante do grupo ficou para trás, não nos demos conta disso,
neste momento, aprendi uma coisa: Quando se perder do grupo deve-se parar e
esperar no local que foi visto pela última vez, o resgate será feito. Após encontrarmos o colega, seguimos e uma
nova parada na lagoa, agora para tomar uma cerva e resenhar. Por sinal a galera
resenha demais! Dava risadas mesmo sem entender alguns trechos da conversa.
Abastecido o “tanque”, montamos nas bike e pernas para voltar. Pegamos um
estradão longo, com duas paradas para encher o pneu de um outro integrante do
grupo. E finalmente pelo acostamento na linha verde, sentido Salvador chegamos
ao ponto em que havíamos partido.
Ciclistas da Bahia prestam solidariedade à Chapecoense na 6ª Volta dos Três Faróis - FORÇA CHAPE!
Vejam o vídeo FORÇA CHAPE na 6ª VOLTA DOS TRÊS FARÓIS.
Aproveitamos para agradecer a todos ciclistas e grupos que marcaram presença nesse grande encontro!!! Mural de Aventuras.
2º Dia - Expedição Titicaca (Bolívia): O Downhill de Sorata
Acordei,
hoje, interrompendo um péssimo pesadelo: sonhei que estava me afogando e
morrendo sem ar... Isso só acontece todos os dias quando você dorme despreparado
para vencer o ar rarefeito de La Paz, rsrrs!
Portanto,
acordar às 04h é normal para o organismo que não está acostumado com o fuso e
daí você começa a lembrar das curvas e das nuvens cortando a estrada da morte e
sonhar acordado imaginando como será a aventura deste novo dia!
17
de setembro, 7h - hora de descer para encontrar o pessoal e tomar café da manhã.
Logo, logo, chega Manolo... nosso guia esperto com seu furgão azul, todo
empolgado para colocar as bikes em seus devidos lugares. Após estômago forrado
de torradas recheadas de geléia de maçã e um belo suco de pêssego, seguimos
para colocar todo o equipamento no carro, pois a partir daquele dia não
teríamos mais a alegre companhia do Manolo (para Herrera, vulgo Cabron, rsrs).
A partir do terceiro dia, os alforjes e todo o equipamento seriam nossos
pesados parceiros para desbravar as subidas e as nuvens não seriam o limite,
pode ter certeza disso!
Nossa
primeira surpresa do dia foi ao abrir a porta de saída do Hotel Sarganaga,
recebemos nos peitos o frio cabuloso de 4ºC mas, tudo bem, vamos partir...
Sorata nos espera!
Antes
de sair da cidade, seguimos para o aeroporto em El Alto (parte mais alta de La
Paz) para cambiar reais por bolivianos e solles peruanos e Herrera aproveitou
para distribuir água quente para nosso primeiro chá de coca do dia... foi nossa
salvação!
Foram cerca de 30km de um
estradão deserto e de uma paisagem única com muitas montanhas, uma forração
tostada pelo frio e muitas casinhas sem reboco até que vimos ao longe uma malha
azul se destacando ao meio da vegetação rasteira. Ali, começava uma pontinha do
grande Lago Titicaca.
Bem,
seguimos viagem e logo saímos dos 3.811m de altitude para mais e mais, até
chegar numa pequena cidade onde achamos super intrigante a quantidade de cães
na margem da estrada. Logo percebemos que eles estavam aguardando a comida que
era jogada pela janela dos carros e como nosso mestre Elson comprou umas
bolachas duras, que pareciam pedras, aproveitamos para alimentar a matilha...
jogamos as bolachas e muitos cheiravam, admiravam e não tinham coragem de dar
uma mordidinha... acho que eles já conheciam a especiaria petrificada, rsrsrs!
E
vamos subir, subir, até encontrar uma estrada camuflada pela vegetação. O
grande furgão azul começou a desbravar a estrada de pedras soltas, as quais não
ajudavam nada para melhorar nossa coragem. Muita angústia, pois depois de
alguns metros “arriba”, a estrada dividia a paisagem com um penhasco sem
tamanho, do mesmo lado que eu estava sentado no carro. As filmagens ficaram
assustadoras e a emoção e adrenalina começaram a tomar espaço. Percebemos que
estávamos mais próximos da nossa aventura muralizada com muita expectativa, rsrs!
Quando
percebemos a freada brusca do pé de pedra Manolo... PARTIU MURAL! CHEGAMOS!
Foi muito engraçado, 4.200m de altitude, uma dor
de cabeça infernal e um ar rarefeito desgraçado que parecia feito de isopor e
não de oxigênio. A dor de cabeça só passou com “Sorojipill”, pílula mágica e
abençoada que inibe o efeito do Soroche (mal da montanha).
Vamos
voltar para a resenha, que é o que interessa. Depois da freada... ao abrir a
porta do carro, outra pancada nos peitos... toma lá 3ºC sem piedade do vento
que soprava da montanha gigante, coberta de gelo, que forma a lindíssima
Cordilheira dos Andes.
2º Dia - Desafio da Serra da Jiboia 15: De Santa Teresinha a Fazenda
Ainda sobre a Jiboia... depois de
uma revigorante noite de sono e de um Breakfast reforçado, partimos para o
segundo dia de nossa aventura. Inicialmente bem light, uns 6 km de asfalto, alguns
pingos de chuva para refrescar o juízo e chegamos ao estradão. Já no início
começaram as resenhas, pois encontramos três nativos de barra circular e um dos caras se
esforçando para ficar em nossa frente, pelo menos na de Ito... até que chegamos
a última ladeira antes do povoado de ...... onde Ito e a barra circular
disputaram cabeça a cabeça.... quem chegou primeiro? Só as fotos conseguirão revelar.
Chegamos a .... onde pudemos
conhecer a Vinícola... , e fomos recepcionados pelo Sr. .... muito simpático,
que explicara sobre a história da vinícola de sua família e como produziam o
vinho, e é claro nos ofereceu para provar... como ninguém é de ferro acabamos
aceitando.. Estávamos indo em direção as antenas, e entre nós e elas uma
pequena subida de 6Km, coisa pouca... fomos no giro, lá pelas tantas paramos em
uma cachoeira para variar, batizada de..., que segundo Elsão foi quem sinalizou
sobre a existência da mesma. Ficamos tempo suficiente para nos refrescar e
trocar as pastilhas de freio ching-ling de Elsão, partiu Antenas, mais alguns
kms intermináveis, fomos agraciados com uma vista fantástica da chapada,
impressionante, estávamos no topo do mundo... mas além dessa recompensa
fabulosa, já que havíamos subido tanto merecíamos descer, e eis que surge um
single fantástico... lama, raízes, valetas, escadas.. Será que esqueci alguma
coisa? Ah!!! As motos, elas nos perseguem...
Mas tudo que é bom acaba e retornamos ao sobe e desce dos estradões... só não
entendo porque sempre sobe mais do que desce...
CTM dos Faróis - Farol da Barra e Humaitá
Aconteceu terça-feira (22/11) a última edição do CTM dos
Faróis. Dessa vez saímos do Alphaville Paralela em direção ao Farol da Barra, passamos
na Igreja do Senhor do Bonfim, Farol de Humaitá e retornamos. Foram quase 60km
que serviram para sentir um pouco do gostinho de como será a 6ª Volta do Três
Faróis no dia 04/12.
Vamos lá pessoal, a Volta dos Três Faróis é o grande
encontro de final de ano!!!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
1º Dia - Expedição Titicaca (Bolívia): A Estrada da Morte (Texto: Gustavo Freitas)
Chegou mais um daqueles momentos
mágicos e únicos em nossas vidas. Vamos conhecer, da melhor forma, uma estrada
fascinante e mundialmente conhecida. Ela vai nos levar do frio intenso, seco e
desértico de 4.600m de altitude até a floresta úmida e quente de apenas 1.200m.
Estreita, serpenteando uma
montanha, com simplismente 3 metros de largura e com precipícios de centenas de
metros desprotegidos, a rodovia Los Yungas, na Bolívia, é tão perigosa que é
conhecida como “Carretera de la Muerte” ou "ESTARDA DA MORTE".
O início dessa aventura
fascinante é de La Cumbre 4.600m, de onde descemos por várias horas até os
1.200 metros da cidade de Yolosa, próximo a Coroico, transitando rapidamente do frio Altiplano para
o calor úmido da floresta. No trajeto para chegarmos na selva, passamos por
cachoeiras que gotejavam no meio da estreita estrada, por um bosque que fica no
meio das nuvens e um rio no final. Foram 65 km de pura aventura extrema que
será descrita abaixo:
Estamos no topo, La Cumbre.
Chegamos com nosso motorista, guia e agora amigo Boliviano, Manolo. Desde a
subida na van, a tensão já era muito grande. Expectativa pelo início
propriamente dito da expedição e principalmente pelo início daquele pedal tão
especial. Nesse momento, todos estavam bastante concentrados. Lembrei bastante
o nível de concentração antes de um voo livre de Parapente. Estávamos
completamente compenetrados no nosso equipo, nesse caso as bikes e acessórios.
Regulagens de capacetes, filmadoras, corta-vento, balaclava, bags de água,
sapatilhas, luvas e tudo mais que iríamos precisar nas próximas horas.
Lembrando que o frio era muito intenso naquele momento. O par de luvas que GDI
e Elson me convenceram a comprar foi muito útil desde o início da descida, até
o ultimo dia da expedição.
A proposta era fazermos uma
descida inédita para todos, nenhum de nós Muralistas tínhamos feito uma descida
tão longa quanto essa. Foram simplesmente 65km de pura adrenalina. Depois de
ajeitarmos todos os detalhes e tirarmos a clássica foto inicial montamos em nossas
bikes e “partiu”! Bastaram poucas pedaladas e já estávamos descendo em alta
velocidade. Nesse início, a estrada era de asfalto e à medida que descíamos,
íamos ganhando velocidade e o frio ia aumentando drasticamente. Logo no início
pude entender na prática a importância das luvas “corta-vento”. Mesmo com elas,
a parte onde o frio mais incomodava era nas mãos.
Expedição Titicaca e Estrada da Morte: Aclimatação em La Paz
Mais uma expedição do Mural se iniciando. Todos fomos no
mesmo voo que saiu dia 14/09 às 9:35 de Salvador, fizemos conexão em São Paulo,
onde encontramos Herrera que providenciou uma Pizza Hut e agilizou o novo
check-in. Chegamos em La Paz ás 19:55. Pegamos o transfer que já tínhamos
reservado e fomos ao Hotel em La Paz Sagarnaga. Saímos para comer algo seguindo
a sugestão que pegamos no próprio hotel. Fomos para o restaurante Angelo
Colonial, um lugar muito doido... parecia um quintal a entrada, com um cheiro
de querosene, tudo meio estranho. Subimos umas escadinhas estreitas e chegamos
na mesa. Pedimos logo o primeiro Pisco Sour da expedição. Voltamos para o Hotel. Dia 15/09 nos
programamos para fazermos um reconhecimento pela região, dessa forma íamos aclimatando
e conhecendo um pouco a cultura local. Saímos após o café da manhã, que perdia
feio para qualquer pousadinha do interior.
Logo perto do hotel
nos deparamos com bancas nas ruas vendendo todos os tipos de coisas. O que mais
chamou nossa atenção foram fetos e filhotes de Llamas empalhados que são usados
em rituais para Pacha Mama. Andamos um
pouco mais e chegamos à Plaza de San Francisco. Lá é situado um museu e a
Igreja e Convento de São Francisco, no centro de La Paz. Fizemos uma visita ao museu que nos dá uma
vista panorâmica da cidade, que por sinal, deixa muito a desejar em diversos
quesitos, e beleza é um deles. Quase que a totalidade das casas não possui
reboco, nem pintura, tornando a cidade toda cor de tijolo. A poluição é vista
no ar, transito é um verdadeiro caos.
Bem, mas voltando á Catedral, aconteceu uma situação totalmente inusitada.
Estávamos nos telhados da Catedral, quando a Guia que nos acompanhava na
visitação mostrou os sinos da Igreja. Um emaranhado de várias cordas que unia vários
sinos numa corda principal. A guia explicou que se alguém tocasse o sino teria
uma multa de 1.000,00 Bol. Nesse momento eu estava afastado tirando fotos e não
ouvi a explicação dela. Quando eu me aproximei, a primeira coisa que fiz foi
puxar 01 corda e toquei 01 sino. Não sei o que deu em mim na hora... acho que
por falta de oxigênio o raciocínio ficou muito lento. Ou então foi muito chá de
coca... rsrsrs.
BENEFÍCIOS DO MURAL CLUB NA RAMIRO BIKE SHOPP
A loja RAMIRO BIKE SHOPP em parceria com o Mural de Aventuras, reforçaram os benefícios para todos associados do Mural Club. Vejam abaixo:
- 10% de desconto sobre os serviços de oficina.
- Na compra de qualquer bike, 20% de desconto para nova inscrição no Mural Club (anuidade). O prazo para realização da inscrição é de 02 meses a contar da data da compra da bike.
Vamos aproveitar e dar preferencia aos nossos parceiros! Em breve teremos mais novidades!
RAMIRO BIKE SHOPP:
Rodovia Ba 099 km 4,5 - Estrada do coco,
Posto BR Villaça - Loja 06, Lauro de Freitas - BA,
42700-000, Tel.:(71) 3369-0853,
e-mail: ramirobikeshopp@hotmail.com
Conheça outros benefícios e saiba como participar do Mural Club:
Trilha 7 Maravilhas da Linha Verde - Trilha Top, Rango Top, Galera Top (Texto: Arthur Araujo)
Poderia acabar a resenha já por aqui, quem foi sabe do que
eu estou falando. Mas as 7 Maravilhas merecem uma resenha massa para relembrar,
e pra quem nunca foi ficar esperando a próxima.
Com vaga garantida no New Mural Móvel, levantei cedo e já
recebo a ligação de Elsão, que ia adiantar um pouco porque Issa não ia mais.
“Acorda para tomar gagau!”, bikes no carro e estrada pra Sauipe. Fomos os
primeiros a chegar e logo foram chegando os outros inscritos para a trilha. Nem
todo mundo chegou no horario, e começou a briga de hastag #partiu e
#peraiquetamochegando. Partimos. Os atrasados deram uma brocada massa e nos
encontraram num barzinho, primeiro ponto de parada, para tomar aquele velho Guaraná
Goob gelado. Grupão formado e partiu trilha mais uma vez.
Sou novato na trilha e tenho que dizer, que trilha
fenomenal. Estradão, areia fofa, single tracks, rock gardens, fazendas, trilha
com mato alto, descidas de alta velocidade, ladeiras insanas pra subir (tem uma
que eu não contesto o título de ser uma das 7 maravilhas, aquilo num é de Deus
não). O terreno muda muito ao longo da trilha, as paisagens vão mudando, e cada
visual mais bonito que o outro. Uma trilha para se explorar tudo que o MTB tem
a oferecer.
Pouco antes de chegar
em Itanagra, Sabrina teve um pequeno incidente. A roda deu PT, os martelos do
free hub já eram, inútil qualquer tentativa de pedalar. Com o rango nos
aguardando em Itanagra, menos de 7Km pra chegar, vamos empurrando até lá, deve
ter algum mecânico de bike ou na pior das hipóteses, pega um carro para o ponto
de partida. Mimimi foi na bike de Bina para ser empurrada, e não entendi muito
bem o que aconteceu, mas foi um dos trechos de maior brocação da trilha.
Brocação foi tanta que imprensaram Mimimi que foi a chão, com direito a uma
bela cambalhota e hematomas nas pernas.
Em Itanagra, nada de ferramentas para dar jeito na bike, o
jeito foi arrumar transporte pra Bina. Mas lógico, só depois do rango. Minino,
e que comida top era aquela? Galinha de capoeira, pernilzão, arroz, macarrão,
feijão, pirão, salada. Um banquete!!! Depois de muito encher os buxos, bateu
aquele banzo, aquele sono. Marão expulsou o cachorro e deitou num canto e Ito
deitou na varanda...Ito, pra que tu deitou ali??? Alias, pra que tu deitou
cara? Que vacilo. Até agora ninguém sabe de onde veio o Tapa D’água que Ito
levou, e nas palavras dele mesmo: “caraca veeeeiii”. Plech você foi vingado,
hahaha!!
Mural Club tem benefícios na MAISBIKE
A loja MAISBIKE em parceria com o Mural de Aventuras, trazem mais um benefício para todos associados do Mural Club. Na revisão geral de sua bike, os Muralistas terão 01 par de pastilha de freio inteiramente grátis. Observação: Pastilha de freios da marca MAISBIKE.
Além disso na compra de qualquer bike da MAISBIKE, o comprador terá 20% de desconto em sua nova inscrição no Mural Club (anuidade).
Aproveitem essa oportunidade! Em breve teremos mais novidades!
MAISBIKE:
Alameda das Cajazeiras, 26
Caminho das Árvores - Salvador.
Tel.: 71 3023-4632 / Instagram: @maisbikessa
Facebook: Maisbike / www.maisbike.com
Contatos:
Márcio Jampa 71 99291-4632
Thiago Lago 71 99241-8238
Conheça outros benefícios e saiba como participar do Mural Club:
1º Dia - Desafio da Serra da Jiboia 15: Da Fazenda a Santa Teresinha
Caminhando pelo Recôncavo Sul da
Bahia, a noroeste do município de Santo Antônio de Jesus, bem perto de
Amargosa, encontramos o maciço serrano da Serra da Jiboia. Ele está localizado
no meio de cinco municípios: Elísio Medrado, Santa Teresinha, Castro Alves,
Varzedo e São Miguel das Matas.
A Serra da Jiboia é parte da
cabeceira de quatro bacias hidrográficas, abriga mais de 40 nascentes
permanentes ou intermitentes, formando cerca de 15 riachos, os quais alimentam
quatro rios importantes na Bahia: rio da Dona, rio Jaguaripe, rio Jiquiriçá, e
rio Paraguaçu.
E porque Serra da Jiboia? O mais
provável é que o nome tenha vindo do formato da Serra, mas os índios, por sua
vez, chamavam a serra de Guarirú, que significa depósito de água.
Infelizmente, presenciamos muita
degradação da natureza, principalmente, por conta do desmatamento. Ele ameaça a
biodiversidade da vegetação, o abrigo dos animais e diminui a disponibilidade e
qualidade de água. Historicamente esse desmatamento foi causado pelo plantio de
fumo e de café, hoje o principal responsável e a criação de gado.
Fase 1 Euforia: Queríamos chegar
logo, viajamos na sexta no Mural Móvel, em direção a fazenda onde nos
hospedaríamos, localizada em Santo Antônio de Jesus, Eu, Ito e Elsão. Fomos recepcionados
com um jantar maravilhoso, nada melhor que uma comida caseira feita com amor,
Dona Neide sogra de Elson, nos recebeu como reis.
Depois de uma boa noite de sono,
e um café da manhã reforçado iniciamos o desafio. Partiu Serra da Jiboia... a
brocação já começa no início, com um single de uns 150mt e no final um pequeno
lago, pra começarmos o dia molhados... já dava pra imaginar o que nos esperava
pela frente.. Começamos a subir pelos estradões de barro, e eu imaginando porque
que a serra não chegava... quando finalmente chegamos ao seu início já estávamos
cansados eu e Ito, Elson não esboçava nenhum cansaço, deve ser um
extraterrestre.
Fase 2, o arrependimento: Depois
de alguns poucos km dentro da mata, já subindo a serra, percebi que a Jiboia
engoli qualquer um que não esteja devidamente preparado, digo isso, pois já
estava sem forças para equilibrar a bike, e estávamos apenas começando. Me
perguntei em alguns momentos, o que viemos fazer aqui? e pra tirar esse
pensamento e não perder as forças, comecei a imaginar como seriam as descidas.
Empurramos as bikes por quase 1h subindo, foi quando chegamos ao pico das samambaias. Nesse momento já estávamos esgotados, paramos
para tirar umas fotos e cantar os parabéns da Muralista Manu.
CTM´s DOS FARÓIS - Reconhecimento do Percurso e Aquecimento
*CTM´s DOS FARÓIS*
Participação: Aberta.
Mais informações: http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/p/ctm-paralela.html
Venham participar dos CTM´s ESPECIAIS de reconhecimento do percurso e aquecimento para 6ª Volta dos Três Faróis (http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/2016/10/6-volta-dos-tres-farois-salvador-bahia.html).
Serão dois CTM´s (08 e 22/11) com saída (20h) e retorno sempre do Alphaville da Paralela. As distancias serão entre 50 a 60km com nível de dificuldade 3 - Médio (Ritmo Moderado).
Serão dois CTM´s (08 e 22/11) com saída (20h) e retorno sempre do Alphaville da Paralela. As distancias serão entre 50 a 60km com nível de dificuldade 3 - Médio (Ritmo Moderado).
- Dia 08/11: Farol de Itapoã & Farol da Barra.
- Dia 22/11: Farol da Barra & Farol de Humaitá.
CTM Alphaville é o nosso encontro semanal e trilha noturna realizada toda TERÇA-FEIRA com saída às 20h do Alphaville Paralela. O CTM Alphaville é indicado somente para quem já está com uma base inicial em pedalar e controle mínimo da bicicleta, serve também como iniciação para prática do Mountain Bike (trilhas).
Participação: Aberta.
Mais informações: http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/p/ctm-paralela.html
Trilha Ecológica do Rio Santo (Nilo Peçanha) - Depoimentos e Resenhas
“E dessa vez o destino foi Nilo Peçanha, e eu tive a oportunidade
de ingressar nesta aventura juntamente com um grupo seleto de brocadores natos
do Mural. A informação era de que seria um cicloturismo naquela região, mas me
deparei com uma trilha punk, recheada de subidas e descidas intermináveis e
também de single tracks alucinantes, fazendo com que nosso grupo se sentisse em
casa... e os 26 km de percurso estipulados foram suficientes para testar os meus
limites! Foram momentos de descontração ímpares, altas resenhas, excelentes
trechos e boa comida... Pude notar durante todo o percurso, várias
demonstrações de carinho e reconhecimento vindo de outros atletas, pelo
trabalho exercido pelo Mural de Aventuras, em cada grito de "Bora
mural!" Foi bonito de ver... Porem todos os créditos serão destinados a
Muralista anfitriã Jovanda e a sua família pela receptividade. Fomos
verdadeiramente acolhidos e bem recebidos, sem contar no envolvimento da cidade
no evento , onde criaram uma estrutura festiva e organizada, oferecendo total
apoio aos quase 500 atletas. Parabéns Nilo Peçanha... voltaremos em breve.”
Manoela (Manu).
“Saímos de Salvador para mais uma
aventura rumo a Nilo Peçanha. Chegando lá fiquei agraciada com a receptividade
da família de Jovanda e os demais da cidade. Lugar super aconchegante, pessoal
acolhedor demais, com trilhas bem elaboradas, paradas para hidratação em pontos
estratégicos e essenciais, singles e ladeiras longas... Conheci um pouco do “Zambiapunga”
e fiquei encantada ao extremo. Amei a energia que passaram, o lugar, as
pessoas, as resenhas, as brincadeiras, a amizade, o companheirismo que nosso
grupo mantém sempre e o mais importante a vivência de mais uma aventura com
minha família da bike! Obrigada Mural de
Aventuras por proporcionar momentos como esse. Amo vcs! #SouMuralComOrgulho.”
Carla Guimarães (Mimimi).
“Participar da Trilha Ecológica
do Rio Santo foi uma experiência diferente em minha vida. Estar em um evento
dessa grandeza me fez entender a importância da constante interação com os
demais grupos, e acima de tudo, superar os obstáculos respeitando e sabendo
usar a natureza a nosso favor. Mais do que qualquer coisa, rever amigos, fazer
novos e conviver com todos eles foi incrível. Pude estar perto de pessoas
maravilhosas, seres humanos dignos, humildes, que fizeram com que o evento
fosse, também, um grande encontro da amizade.” Iane Sabrina (Bina).
“Próximos a Nilo Peçanha Elsão
gritou “tamo chegando saporra, não subestimem Nilo” e em alta escalou o som da
sua set list: Steppenwolf - Born To Be
Wild... Ptz foi ai que caiu a ficha “não subestimem Nilo” kkk... Todos entraram em estase... Born To Be
Wild... Chegando na trilha lama, raízes, mata e mais surpresas; a ladeira da
Jo, batizada em homenagem a querida Jovanda, muralista local, a qual
gentilmente permitiu a nossa passagem pelo seu terreno e nos presenteou e com
760 de altimetria; e como tudo que sobe tem que descer... Huhu; vários single tracks
do jeito que o Mural gosta... Momentos inesquecíveis de aventura na trilha
ecológica. Retornando para casa tive o prazer de escutar a história original do
Mural de Aventuras, narrada por seu fundador nosso querido Elsão... daí pronto...
Se já sou Mural agora então... até que a morte nos separe... Valeu pessoal
inesquecível! Há sim, não esqueçam “ Não subestimem Nilo!!!” BMMP...” Leonardo Sacramento (Léo).
“Emocionante, cativante,
brocação, adrenalina, amizade, natureza, são algumas palavras que resumem a
Trilha Ecológica de Nilo. Parabéns a NBC pela excelente organização, vocês
cativaram todos os ciclistas com essa maravilhosa festa. Parabéns e obrigado a
Jovanda e sua família pela atenção especial com a galera do Mural! Ficamos com
gostinho de "quero mais" rsrsrs. Abraços e até a próxima!” Ciro.
“Nilo Peçanha foi uma surpresa.... chegamos em ritmo de
festa, fomos recepcionados por nossa anfitriã, Jovanda, sempre maravilhosa e
seu pai, João, no Bar Fofoca de propriedade da família, cerveja gelada (puro
malte), música ao vivo, frango caipira, e além disso a galera ainda comeu
acarajé, pizza e espetinhos, sem falar da garrafa de cachaça especial, da cor
do Mural, a brocação já havia começado... Pura agitação... No dia seguinte
tomamos um café da manhã na beira do Rio das Almas apreciando uma vista
maravilhosa, e partiu brocação.
Imaginávamos uma
trilha simples sem muitas novidades, mas ao invés disso tivemos um percurso
fantástico, digno de uma competição. Cicloturismo, kkkk!!!! Subidas íngremes
irregulares, singles no meio da mata, subidas intermináveis nos estradões,
decidas em alta... tudo o que mais gostamos... Elsão com a caixa de som nas
costas, puxando a galera, muito top... Confesso que no início estava meio
difícil, talvez por conta do dia anterior, mas o corpo deu conta, e quando o
sangue esquentou foi muita brocação. 30KM de muita emoção, me arrepio só de
lembrar dos singles... Galera receptiva demais, festa nos pontos de apoio, tudo
perfeito, chegamos na cidade em alta...
Nilo não será mais a mesma... Voltaremos em breve!!! Bora Mural!!!”
Willyam Rocha (Wil).
"Brocar: transitivo direto perfurar com broca ('ferramenta
ou instrumento'). intransitivo (abrir trilha no mato).
No dicionário popular: ser bom em algo, dominar um
determinado assunto, executar uma tarefa com perfeição. E o MURAL
"Brocou" abriu a passagem e levantou poeira .
Desde o convite lançado para participarem da trilha do
Rio Santo na cidade de Nilo Peçanha até a chegada de fato dos Muralistas foi um
"frisson" só, a ansiedade tomava conta de mim a cada dia. O Mural, grupo
que admiro e onde recebi um acolhimento maravilhoso num único CTM e rendeu uma
empatia de cara. Desde então nasceu uma afinidade com o "chefe" e com
a maioria dos membros até de fato virar "Muralista" mesmo sem ainda
de fato ser batizada nas trilhas me sinto parte dessa família. Pois bem, o
sábado que antecedeu a trilha pra mim começou desde cedo, como uma boa anfitriã
e è de costume no interior os amigos tem que ser recebido com festa e com uma
boa galinha caipira e desde sexta a missão foi atrás da tal galinha: achei.
Preparada por minha mãe com aquele tempero típico e feito
aquele pirão a galera foi ao delírio, a cerveja gelada no Bar Fofoca do meu pai
"o famoso João do Boi" descia cada uma mais gelada que a outra, enquanto
isso a galera dava cabo da "galinha mimimi" que não sobrou NADA! A galera pirou com o tempero.
A cachaça crua já estava na mesa, e quando olhava pra
garrafa via só descer o líquido, entre um gole e outro a galera dizia
"cachaça boa da p..." e pra melhorar o "cajivis com sal"
cortava o efeito entre uma dose e outra. Daí só descia as geladas e as águas de
Will ($100,00 kkkk).O som ao vivo na Praça e o mural só enchendo e derramando
eu sem beber "de cara" sentia cada gole oh tristeza! Quando olhei 1 l
de cachaça crua já tinha ido embora toda "pae" eu pensando cà essa galera amanhã não acorda.Lá pelas
tantas Elsao "galera dormir todo mundo" e ninguém contrariou o chefe
mas nesse meio tempo foram até o "pé do balcão " e tomaram algumas
saideiras estilo canela de pedreiro.
Eis que chegou o grande dia aguardava o mural e caiu do
céu uma chuva inesperada daquelas que o ciclista quer ficar na cama, mas como
muralista è muralista chegaram logo apos a estiagem. Já ouvia o "bora
mural" na saída e a certeza que iam amar a trilha e as surpresas dela. Entre
uma despedida e outra desejei boa sorte aos amigos e saudei a cada um e acompanhei
a galera no carro de apoio, doida pra pedalar eu estava seria minha 1 trilha ao
lado do mural mas nem tudo è como planejamos e queremos ,fiquei só na vontade.
Fui ao ponto de hidrataçãopois encontraria logo a galera
e chegaram fazendo aquela festa "bora mural" a chuva desceu e foi para
saudar vocês mais uma vez pois a trilha era na região que mais tem mata virgem
da Bahia e chove o tempo todo.
O mural se rendeu ao grupo Cultural e folclórico da
cidade que mascarados saúdam o deus supremo da região Congo/Angola tocando e
dançando em um som único jamais visto em qualquer local da Bahia, só existe na
costa do dendê mais precisamente na cidade de Nilo Peçanha que foi escolhida
pelos escravos para de refugiarem dos
algozes capitaes do Mato e de seus donos , deixaram as marcas do sincretismo
religioso e da Cultura viva nesse grupo de mascarados que abrilhantou a trilha
do Rio Santo .E o mural caiu na dança foi algo lindo de se ver.
Apos uma parada rápida o mural seguiu e aí em diante eu
não podia mas ir ao encotro deles mas sei que foi um show a
parte ,brocaram e zeraram as ladeiras,as meninas foram assunto o
"single" foi delas , sentaram o pé e muralizaram em alta foi lindo
pra quem viu a brocacao.
Me sinto honrada
com a visita pois o mural de Aventuras é um grupo respeitado no interior
como sempre digo "vocês não tem noção do respeito e carinho que as pessoas
tem por esse grupo " e que boas trilhas ainda venhamos a fazer juntos e a
cidade esta disponível para desbravarmos o Rio Santo e seus mistérios.
Obrigada muralistas pela presença ! E um até breve..." Jovanda
M.Guimarães Azevedo.
CTM Alphaville e a Nova Coordenação do Mural de Aventuras
O CTM dessa semana foi marcado pelo clima de suspense
devido a divulgação que seria realizada sobre a alteração na formação da
coordenação do Mural de Aventuras.
Antes de iniciarmos o pedal, todos se ajuntaram
para saber quem seria o novo coordenador e para surpresa de geral, ficaram
sabendo que agora teremos também duas mulheres na coordenação: Carla Guimarães e Iane Sabrina. Parabéns garotas, vocês merecem esse destaque, temos
certeza que irão contribuir bastante com o grupo e que representação muito bem
o público feminino.
Após seis anos na função, foi também anunciada por João Paulo (JP) sua saída da
coordenação do Mural de Aventuras. Aproveitamos a oportunidade para agradecer
imensamente a sua contribuição enquanto coordenador. Segue abaixo a mensagem de
JP:
“Galera
Muralista,
Peço o meu
desligamento do cargo de coordenador que me foi conferido em confiança por
Elsão. Tenho a consciência que sempre honrei a função, exercendo com
responsabilidade, amor, honestidade e humildade, como deveria ser. Continuo à
disposição desta família Mural que sempre estará em meu coração. Passarei a “bola”
para integrantes com mais tempo disponível e me torno - depois de seis anos na
coordenação - um colaborador como os demais que amam o Mural.
Deixo um
grande abraço para Rei e Elson, que estiveram ao meu lado nas aventuras mais
incríveis. Agradeço também à todos Muralistas que por todo o tempo respeitaram
a coordenação, nos acolhendo sempre muito bem. Não posso esquecer do forte
abraço e do agradecimento ao meu amigo Josué, que esteve também ao meu lado nos
momentos difíceis e em outros tantos incríveis vividos no MURAL.
Desejo
sucesso grupo, sempre! Viva o MURAL DE AVENTURAS !!
JP - João
Paulo Ribeiro Jr.
Muralista.
Ex-Coordenador”
\A coordenação agora é formada por Bina, Carla
Mimimi, Elsão e Rei.
Pois bem, foi nesse ambiente de também grande
emoção que partimos para um pedal pelas trilhas de Parque Tecnológico, local
muito bom para a prática do MTB. As ladeiras fizeram a galera suar muito, mas
todos demonstraram garra. Depois saímos para comer uma pizza e a união do grupo
mais uma vez foi a marca registrada.
Até a próxima aventura. Bora Mural!!!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR
Retorno Muralista: Edmilson Barreto Filho (ED)
É com satisfação que informamos o retorno do Muralista: Edmilson Barreto Filho (ED).
Bem-vindo! Bora Mural!
Em breve atualizaremos a página "Muralistas" com a foto do mesmo de uniforme padrão!
CTM ALPHAVILLE – O FENÔMENO INESPERADO
No último CTM Alphaville houve um
fenômeno inesperado, mas muito gratificante. Uma grande quantidade de bikers (50
aproximadamente), dentre esses muitos presentes pela primeira vez, compareceu
ao nosso pedal semanal! Uma grata surpresa que só fez aumentar ainda mais a
nossa satisfação por receber a todos e fazer o que gostamos. Sob o comando
exemplar das meninas, *Carla (Mimimi)* e *Sabrina (Bina)*, além da colaboração de
vários Muralistas, o resultado não poderia ter sido melhor, a aventura noturna
rolou pelas trilhas do CAB e Pituaçu, e foi muito bom!
Contamos também com a presença de
Márcio (Jampa), representante da *MAISBIKE*,
loja parceira do Mural de Aventuras. Conforme prometido, Jampa agraciou a todos
no final do pedal com uma rodada de cerveja, uma verdadeira festa. Eta parceria
boa! KKKKK.
Aproveitamos para convidar a
todos a participarem do CTM Alphaville, semana que vem tem mais e o roteiro promete
sempre diferente. Bora Mural!!!
Saiba mais sobre o CTM
Alphaville: http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/p/ctm-paralela.html
Quer saber como entrar para o
Club? Acesse: http://muraldeaventuras.blogspot.com.br/p/club.html
Assinar:
Postagens (Atom)
































