Bem-vindo ao novo Muralista: Arquimedes dos Santos Nascimento.
2° Dia - Trilhas em Jacobina: Cachoeiras Maria Fernandes, Pinhacó e Véu de Noiva
E
o início do segundo dia de aventuras em Jacobina já amanhece com um clima super
agradável, com uma brisa suave e algumas nuvens amenizando os raios do sol que
prometia chegar escaldando com tudo mais tarde.
Após
ter pedalado 110km no dia anterior, só subindo, subindo e subindo mais
ladeiras, você acorda pensando: o
segundo dia será mais ligtht, de boa, pois afinal de contas está todo mundo
quebradinho, né? Kkkk, ledo engano. No MURAL a brocação é UM DIA SIM E NO OUTRO
DIA TAMBÉM.
Sendo
assim, Rogério, Julinho e mais dois integrantes do JACOBINA BIKE já estavam a
postos, nos aguardando terminar o café da manhã na pousada, pra dar início à
aventura. Sem muito “mimimi”, após um
resumo do que iríamos enfrentar, partimos seguindo pelo asfalto em direção à
entrada da cidade para tirar uma foto na placa com o nome da cidade e registrar
nossa presença nessa linda região.
Seguimos
por uma estrada de barro que permeava a rodovia, onde encontramos a entrada
para a ESTRADA REAL, que, pra quem não sabe, foi a primeira via aberta
oficialmente pela Coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro e diamante
até o porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Pois bem. Depois de tiradas algumas
fotos, voltamos a dar início ao percurso, passando por uma pinguela “cabulosa”,
que só Jean, Kichute e Rogério tiveram coragem de atravessar pedalando.
Cruzamos
a pista de asfalto para adentrar em uma trilha de barro que já dava indícios do
que iríamos enfrentar. A “brincadeira” começou. Deparamo-nos com uma subida
interminável, que alguns, claro, como “euzinha” aqui, pagaram em algumas
prestações. Não só pela sua extensão, mas também pelo terreno cheio de folhas
que escondiam as pedras, galhos e raízes que dificultavam ainda mais a subida.
Depois de muito subir, chegamos ao topo da floresta, onde Rogério, nos
parabenizando pelo nosso esforço, só falava: “Rapaz, vocês são brutas demais!!”.
Mas, mas é claro, Muralete que se preze tem que ser assim mesmo: só na
brutalidade (kkkkkkk).
Como
tudo na vida: o que sobe, desce; perguntei logo : “Quando vamos começar a
descer?”. De pronto, Rogério e Julinho falaram em coro: “É agora”. Oxe,
largamos o freio em um single irado, fechado, cheio de curvas que nos lembrou
alguns trechos da nossa querida Sapiranga. No final da descida, chegamos a um
vale lindo, onde avistamos, quase que despercebida, uma cachoeira super
charmosa: a Maria Fernandes. Sua queda d’água era bem fininha e escorria
suavemente pelo seu paredão de pedra. Um chame. Como de costume: pausa para
refrescar a nuca e mais fotos.
Nova Muralista: Manoela Santos de Deus (Manu)
Bem-vindo a nova Muralista: Manoela Santos de Deus (Manu).
Trilha New Tiririca +
Pois é, de Mural Móvel junto com Elson, Kichute e Dom, lá
fui eu conhecer a tão comentada New Tiririca. Elson marcou para pegar eu e Dom
mais ou menos as 5:40 em ponto em frente a Mais Bike, 5:39 em ponto chegou.
Colocamos as Bikes embarcamos para mais uma aventura. Maior chuvão na estrada e
tempo bom durante toda a trilha que estava em condições excelentes, nem seca
nem molhada, perfeita! Chegamos no posto e lá já estavam, Israel, Rogério e a
dupla Tacalepau e Segundinho, também conhecidos por Jean e Philippe, que vieram
e voltaram pedalando de Salvador, Uiliam que chegou junto conosco e Cerca com
Lucas chegaram um pouco depois.
Saímos para trilha, um pouco de asfalto, estradão e começa
nossa diversão, trilhas. Chegamos pequena colina onde ficamos testando nossas
habilidades no barraco enquanto Lucas dava uma enchida no pneu. Cerca descobre
que estamos perto do buraco do esparro e não se contem começa a rir sem parar
imaginando que tínhamos dois novatos a serem batizados. Chegamos na trilha do
buraco e começa a resenha para Uiliam e Dom irem na frente, muito kkkk e eles
vão direto pro fundo. Mas o buraco do esparro não poupa ninguém e todos acabam
se molhando, que o diga Segundinho que entrou com tudo. Enquanto isso Lucas
aproveita pra dar mais uma enchida no pneu e Dom segue sozinho na frente acha
uma toca de marimbondo no meio do capim, vou atrás dele e vejo-o desanimado
olhando a bike no meio dos marimbondos e com cara de tristeza me fala. - Foltz
perdi minha bike. Eu com vontade de rir da situação, mas com pena do Dom vou
vou para perto da bike e cuidadosamente puxei-a para mim pela roda de trás. Ao
longe escuto alguém dizendo para sair dali devagar com quem não quisesse nada e
penso, nem fudendo, corro o mais que posso com a bike deixando os marimbondos
para trás. Por sorte só uma picada. Chegamos do outro lado e começa o desafio
da subida cascalhuda e "Ingred" que todos que foram conhecem.
Enquanto Lucas apertava a válvula e enchia o pneu, quem não conseguia subir de
primeira ia tentando, com exceção de Tacalepau que subiu umas dez vezes só
porque gosta. Nosso coordenador para de filmar e vai tentar subir novamente e
toma a primeira queda. Rogério cai sozinho, Lucas da mais uma enchida no pneu e
vamos em frente, mais uma decida técnica, Israel toma uma queda, Tacalepau
desce duas vezes só porque gosta, seguimos até as ruínas de uma casa após outra
subida técnica para foto. Lucas da mais uma enchidinha no pneu e vamos embora
pro primeiro downhill, agora com mais valas e mais emoção.
Trilha Cachoeira do Urubu 12 - A Quinta Descoberta
Em 2016 estou entrando no 4º ano de Mural de
Aventuras. Depois de expedições e ciclo
aventuras inesquecíveis, coloquei como meta para o ano fazer aquelas trilhas que
estão fora do meu currículo, e ainda repetir as trilhas tops. Difícil mesmo é
definir qual trilha não faz parte desse repertorio. A trilha da Cachoeira do
Urubu tem um sabor especial para mim. Foi uma das minhas primeiras
participações em trilhas do Mural em 2013, quando a trilha ainda saia de Amélia
Rodrigues.
Encontro marcado bem cedo no Rei da Pamonha. Eu
sairia de Nova Soure e teria que sair bem mais cedo em direção a Santo Amaro.
Resumindo, quase não dormir. Mas reviver um dos meus primeiros momentos com o
Mural valeria o esforço. Encontro em frente à igreja Matriz na cidade, bikes
prontas, e parada imprevista na padaria antes de começar a brocação. Eu tinha
dirigido mais de 200 km e merecia engolir alguma coisa antes do pedal. (Né
Elsão?).
Partiuuu ... No inicio um estradão para aquecimento
e logo, logo apareceu aquela prometida ladeira sem fim (Sim, fodástica, como
essa não havia visto ainda). Parabéns a
Kichute e Elsão que evidentemente brocaram com êxito. Nós, demais, tentamos com
todas as nossas forças, mas pagamos a ladeira em algumas prestações, enquanto Serjão,
como já havia previsto, pagou em prestações a perder de vista. Depois de
terminada a ladeira você olha para baixo e promete retornar um dia para
zerá-la. Quem sabe um dia...
Trilha que segue, e antes de chegarmos às
cachoeiras, bons single tracks, ‘bambuzivis’ e um visual de parte do recôncavo
de tirar o fôlego. Mas a trilha é conhecida mesmo pelas cachoeiras. E tinha a
promessa de uma quinta queda d’agua a descobrir. O destemido Elson seguiu e
pediu a todos para aguçar os sentidos para ouvir a cachoeira desconhecida. Nem
precisou. Depois de uma boa ladeira fechada
fomos cair certinho nela, tínhamos descoberto uma nova cachoeira e ainda
iríamos para mais quatro!
Agora a trilha da Cachoeira Urubu é a “Trilha
das 5 Cachoeiras”. Batizamos a cachoeira de “João e Maria”, uma justa homenagem
aos bebês gêmeos de Serjão, vale à pena o esforço. Todos a experimentaram,
mesmo com o perdidão de alguns que desceram ribanceira abaixo e precisaram
retornar para desfrutar da cachoeira.
Trilha 7 Maravilhas da Linha Verde IV
Bom, vamos lá !!! Já cansei só de lembrar da Trilha as 7 Maravilhas kkkkkkk Tudo começou com uma vontade de pedalar com o Mural, por está sempre acompanhado pelo site a excelente cobertura das trilhas e expedições e foi despertando cada vez mais o interesse de fazer parte dessa tropa e vestir a armadura do mural, até que participei pela primeira vez no CTM Alphaville e já fiquei super entusiasmado pela forma que a Sabrina, Elsão e o grupo me acolheram, e mais encantado ainda por termos entrado em Pituaçu a noite e foi simplesmente fantástico. Ai falei para mim mesmo, tenho que fazer parte dessa poooorraaaa!!!!! O espírito de aventureiro e liderança de Elsão é fantástico, motiva qualquer um !!!!!!!!!!!!
Até que decide participar da trilha AS 7 MARAVILHAS nos 49 minutos do segundo tempo da noite anterior, não consegui nem dormir de tanta ansiedade kkkkkkk Até que as 6:55 hrs chegamos em Costa do Sauípe preparamos as magrelas e partimos para mais essa aventura. Logo nos primeiros 5 km logo falei QUEE PORRAAA É ESSAAA =OOO , o arrependimento começou a bater kkkkkkkkkkkkkk Arreal demaaaaaaais, ladeira que só a porra (cada ladeira mais inclinada e extensa que a outra) e vinha o desespero de ainda faltar mais de 60 km pela frente de pura paulera !!!
O espírito aventureiro falou mais alto, e a motivação da equipe e principalmente do Leo me ajudaram demais a conseguir chegar em Itanagra exatamente ás 11:37 hrs, depois de ter subido 1000 ladeiras, ter passado por 500 arreais, pulado umas 5 porteiras e cercas kkkkkkkkk as pernas estava só o pó e eu só a pacote.
Logo quando entramos na cidade e fomos para o restaurante almoçar, quando me deparei com a Vila do Chaves kkkkkkkkk E o restaurante fica lá dentro onde saboreamos um delicioso banquete. Eu já comi feijão de caldo gostoso, mas aquele estava de PARABÉNS KKKKKKK Também não podemos esquecer a pimenta que agradou a todos. Estava tudo lindo e maravilhoso até que o Leo foi contar a história do assalto no Rio de Janeiro, ai pronto, acabou a paz e o sossego kkkkkkkkkkkkk O debate transformou o restaurante na câmara dos deputados, na Secretaria de Segurança pública, até as pesquisas e índices do IBGE foram para a mesa. Só que a coisa ficou séria quando tocaram no nome da Tia Dilma, e no PT KKKKKKKK
Parte do grupo, inclusive eu foi logo para o meio da vila do chaves descansar deitando em um confortável chão de cimento, o chão estava tão confortável para o meu estado físico e mental que estava dando de 10 x 0 na minha cama kkkkkkkk Muitos urubus estavam rodando tão baixo que pensou que tínhamos morrido kkkkkkkk Só estavam esperando os corpos federem para nós saborear kkkkkkkkkkk
Depois de tirar a velha perereca depois do almoço, partimos em baixo de um Sol escaldante que estava sapecando o juízo e cozinhando o feijão na barriga, a cada 10 metros percorridos era um sufoco. Mais fomos pedalando, pedalando e pedalando, atravessando pastos, até que quando a energia estava para acabar, um delicioso banho de rio para recuperar as forças, para mim foi a melhor parte do percurso, deu trabalho para sair de dentro, apesar da água está TRINCAAAAANDO kkkkkkkkkkkkk
Lançamento da Expedição 2016
Depois de muita expectativa, foi revelado na solenidade de lançamento o destino da nossa próxima grande aventura, a EXPEDIÇÃO TITICACA - BOLÍVIA E PERU, com passagem pela extraordinária ESTRADA DA MORTE com seus 64km de downhill. Esse destino promete vivermos muitas emoções com paisagens e desafios espetaculares, será surpreendente!
Aproveitamos para agradecer ao RESTAURANTE CASA VERDE por abrir suas portas para mais esse evento do Mural de Aventuras e os parceiros BEST BIKE SHOP, MAIS BIKE e RAMIRO BIKE SHOPP que apoiaram a realização do bingo com a disponibilização brindes muitos legais e que todos estavam ansiosos para ganhar, rsrsrs.
Logo em breve as inscrições para a expedição serão abertas, fiquem atentos pois as vagas são limitadas!
Logo em breve as inscrições para a expedição serão abertas, fiquem atentos pois as vagas são limitadas!
“Se quer chegar rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá com o Mural de Aventuras!”
Bora Mural!
Novo Muralista: Jonathas Guimarães Farias Gomes
Bem-vindo ao novo Muralista: Jonathas Guimarães F. Gomes.
Trilha na Fazenda Real
Esta é minha primeira trilha com o Mural de aventuras e foi exatamente daquele jeito: “A primeira vez a gente nunca esquece”.
Sempre que é lançada uma nova trilha no calendário do Mural, a expectativa é muito grande e a da Fazenda Real não foi diferente, principalmente por ser a primeira vez neste local. Bastou abrir as inscrições e em algumas horas todas as vagas estavam preenchidas e iniciada a lista de espera. Foi criado então o grupo temporário do whastapp para início da resenha entre os inscritos, por outro lado, uma galera rezava para alguém desistir e pedir para sair.
No dia da trilha a diversão iniciou no ponto de concentração. Os que pediram para sair sofreram com as resenhas, Cerca não libera um, até hoje dou risadas quando lembro dele imitando Arthur. Resenha garantida também para os atrasados, estes deram sorte porque desta vez teve tolerância, Jean “TACALIPAU” chegou parecendo que ainda estava dormindo e Guga já está com fama de atrasadinho.
Após a chegada de todos partimos para a Fazenda Real, chegando lá mais uma resenha, engarrafamos o acesso da fazenda, pois para entrar foi necessário fazer cadastro e puxar antecedentes criminais, etc., sacanagem a parte, mas deu tudo certo, ninguém foi barrado.
Iniciamos a trilha por volta das oito horas, o tempo estava muito bom, com sol não muito quente. O local é maravilhoso, muitos trechos arborizados dando um tom especial para a nossa aventura, mas trilha boa tem que ter terra e lama e não faltaram trechos assim. O percurso mapeado por Mario ficou muito bom, principalmente para os iniciantes como eu, passei por alguns trechos com dificuldade mais consegui fazer uma boa trilha, sem quedas desta vez...e por isso não posso deixar de relatar que nosso anfitrião Mário resolveu comprar outro terreno na Fazenda Real, ainda bem que foi em local bom (risos).
Durante o percurso, a turma do mural não deixou passar nada. A galera arranjou obstáculos para incrementar o desafio, com direito a descida por uma mata fechada e colada com um muro em construção, todos brocaram, mas o destaque do dia vai para Sabrina que subiu um paredão deixando os marmanjos para trás ... acho que Elsão não dormiu nesse dia (risos), foram várias tentativas e ninguém conseguiu superar a única Muralete desta trilha. Em seguida fizemos uma parada no Lago da fazenda para descansar e resenhar, acredito que até hoje Cerca está tentando entender a piada que Kadjon contou (risos).
Trilha no Parque de Pituaçu
Após 101 dias
da expedição, eis que ressurge Lucas numa trilha do Mural, como alguns devem
ter pensado não foi devido ao cansaço, pois a viagem foi maravilhosa e
aconselho para todo muralista participar de uma expedição, mas devido a estudos
estou ausente nos pedais, mas vamos ao que interessa.
Finalmente no
dia 09/04 teria uma folga para ir para trilha do Mural, mas quando olhei no
calendário não tinha trilha, então marquei para pedalar em Pituaçu com um amigo
que está começando. Durante a semana verifiquei que foi agendada uma trilha,
coincidentemente em Pituaçu. Logo uni o útil ao agradável, pedalar com o Mural
e fazer a inclusão de mais um no pedal.
Agendado o
bonde da Pituba com Cerqueira e Foltz partiu Pituaçu, lá nos encontramos com
Rei, Seu Sérgio, Jean e Alex (meu amigo). Na resenha antes de começar o pedal
descobri o motivo pelo qual não teria
trilha naquele final de semana, nosso chefe estaria no “Paradise” em busca de
novas inspirações para o Mural de Aventuras, mas Rei, juntamente com Cerca, nosso mais novo CORDENADOR decidiram
fazer a trilha.
Fizemos uma
volta no trajeto principal incluindo as trilhas internas, pensei que Alex não
iria aguentar, mas ele conseguiu, no tempo dele é claro. Quando entramos na
trilha que leva a pista de pouso de ACM (segundo Foltz), troquei de biclicleta
com Alex para dar uma forcinha a ele, e durante a volta ele percebeu que tinha
perdido meu ciclo-computador, para sorte dele voltamos para procurar enquanto
ele descansava, coca cola garantida. Durante o percurso encontramos outros
bikers nas trilhas. Quando passamos pela barragem, Seu Sérgio trocou de
capacete e foi verificar a obra.
Em breve
estarei de volta aos pedais juntamente com a família Mural. BMMP. Lucas Rocha.
Assinar:
Postagens (Atom)

