A Serra da Mantiqueira compreende um maciço rochoso que
possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de
altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de
Janeiro, ou seja, um grande desafio!!!
A expedição já havia começado desde a festa de lançamento e
o anúncio de onde seria o local da aventura passando pelas inscrições de cada
um dos supostos expedicionários e pelo jantar de confraternização, até chegar
no dia de ontem quando finalmente embarcamos para São Paulo onde pegamos o
transporte com destino a São José dos Campos. Infelizmente nosso coordenador JP
teve que cancelar sua participação, o que foi uma pena, mas não faltarão
oportunidades. Os outros eram pura ansiedade, ninguém conseguia esconder, até
porque dos nove integrantes, cinco eram novatos.
Para
nossa surpresa, após uma viagem tranquila do aeroporto até o hotel em São José
dos Campos, soubemos que o hotel estava cheio de chineses, operários
responsáveis pela construção de uma nova fabricada de automóveis da cidade. Era
sexta-feira, eles fumaram, gritaram, jogaram e beberam a noite inteira. Foi
muito divertido... pra eles!!! Nós tivemos um descanso quando saímos com nosso
grande amigo Thiagão, muralista que a uma semana havia se mudado para a cidade.
Ele fez questão de nos levar para comer a melhor pizza da cidade... e para
muitos de nós foi a melhor pizza que já comemos!!! Valeu Thiagão!!!
Na
montagem das bicicletas Elson percebeu um defeito na válvula do pneu de sua
bike. Não teve jeito, só trocando, e para surpresa de todos, e sorte de Elson,
Herrera havia trazido um par de válvulas extras que estavam no seu carro na
hora do embarque ainda em Salvador. As bikes estão enfim todas prontas para o
dia seguinte. O café da manhã foi na companhia dos chineses, não tão educados,
nem tão limpinhos assim... mas não tivemos problemas em comer muito e ainda
levar um lanchinho, pois como sabemos, tudo por acontecer, inclusive nada. Ou
seja, não ter onde comer.
Estava fazendo frio, alguns já começaram o pedal usando o
corta vento. Desfilamos pela cidade até pegar a estrada e logo sair do asfalto
para “limpar” os pneus na terra!!! Não demorou muito para iniciarem as
ladeiras... e como imaginávamos, era longas. Também não demorou para
percebermos quem treinou muito, quem treinou pouco e quem quase não treinou...
João “Rider” passou muito mal após aceitar a sugestão de “Bezerrider” em tomar
termogênico... amigo da onça!!! Nas descidas, todo mundo brocava, até que o
bagageiro de João “Rider” desmontou e ficou arrastando por metros na terra.
Definitivamente não era o dia do nosso amigo. As paisagens eram incríveis e de
vez em quando éramos obrigados a parar para contemplar e fazer fotos. Numa
descida encontramos um grupo já voltando do pedal. Eles eram de São José dos
Campos e tinham ido até uma cachoeira da região.
Já
passava do meio dia quando encontramos uma fazenda que servia almoço. O local
era aconchegante e não perdemos tempo para fazer o primeiro brinde com cerva
bem gelada. A especialidade da casa era galinha caipira, então pedimos duas.
Enquanto isso, pedimos calabresa apimentada... estava tão bom que pedimos mais
2 rodadas. O mesmo não pudemos dizer da galinha. Essa ficaria marcada como a
pior refeição da expedição. Pensem numa galinha magra!!! Sopa de osso!!!
Chegamos
em São Francisco Xavier por volta das 3 da tarde. Foi o dia mais tranquilo de
todas as expedições até então, apesar de alguns novatos não acreditarem. Como
nossa hospedagem ficava a 6 km do centro resolvemos curtir um pouco a cidade
numa lanchonete na praça principal. Luiz aproveitou uma pequena loja de bike ao
lado da lanchonete e trocou seus freios hidráulicos com um manual... prejuízo.
Indo
para nossa pousada, conseguimos nos perder... pior, estávamos descendo em alta
quando passamos da entrada... sobe tudo de volta. Melhor do que a pousada foi a
hospitalidade do proprietário que por não ter restaurante fez questão de nos
levar, após o banho, de volta ao centro da cidade para jantar. A cidade estava
em festa, mas o frio e o cansaço não deixou ninguém ficar. O dia seguinte
prometia ser mais desafiador. Grande abraço, REI.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR